Home Últimas Notícias Governador da Bahia assina decreto que incentiva a produção de etanol no estado
Últimas Notícias

Governador da Bahia assina decreto que incentiva a produção de etanol no estado

Compartilhar

Para impulsionar a produção de etanol na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou nesta terça-feira, 10, em Salvador, o decreto que estabelece novos incentivos fiscais para a fabricação do produto. O ato também incluiu o anúncio da instalação de uma nova planta da Inpasa em Luís Eduardo Magalhães.

Os novos incentivos fiscais consistem em crédito presumido de 75% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apurado nas operações com etanol anidro e hidratado, além dos chamados DDGs (coproduto da indústria de etanol de milho que pode ser usado na alimentação animal) e óleos diversos.

“O estado tem atraído empresas que aliam geração de emprego e renda e desenvolvimento sustentável. A alteração da legislação significa mais investimento em energia limpa”, considerou o chefe do executivo estadual.

O decreto, publicado na edição desta quarta-feira, 11, do Diário Oficial do Estado (DOE), também prevê a desoneração de bens do ativo importados e do diferencial de alíquotas em relação a equipamentos adquiridos no país.

De acordo com o secretário da fazenda, Manoel Vitório, “ainda será concedido um crédito presumido médio por litro de álcool anidro para a indústria fabricante, evitando aquisições do produto de outros estados com crédito fiscais superiores, medida que irá favorecer a arrecadação da Bahia”.

Atualmente, o estado importa cerca de 80% do que consome de etanol. Com a nova medida, a Bahia vai passar a ser autossuficiente e até exportadora do produto. Foi o que afirmou o diretor-presidente da Empresa Baiana de Ativos (BahiaInveste), Paulo Guimarães.

“Considerando que o etanol é um dos combustíveis renováveis mais importantes, existem diversos protocolos de intenções para que tenhamos mais fábricas aqui. Já temos uma em Rosário, dois projetos na região do Luís Eduardo Magalhães e outro em Santa Rita de Cássia, todas no oeste do estado”, relata.

Nova usina da Inpasa

Na oportunidade, foi assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Inpasa para a instalação de uma nova planta em Luís Eduardo Magalhães, com previsão de instalação no início de 2026.

A unidade receberá um investimento estimado de R$ 1,2 bilhão para uma capacidade de processamento anual de 1 milhão de toneladas de grãos. A produção deve contemplar, anualmente, 460 milhões litros de etanol, 230 mil toneladas de DDGS e 23 mil toneladas de óleo vegetal, além da geração de 200 GWh de energia elétrica.

A instalação da Inpasa na Bahia deve impactar na economia do município. “A expectativa é de que sejam gerados cerca de 2,5 mil empregos diretos durante a obra e mais de 450 empregos diretos com o início das operações. Para viabilizar o empreendimento serão envolvidos cerca de 200 fornecedores diretos e mais de 10 mil cargas transportadas”, garantiu o vice-presidente da empresa no Brasil, Rafael Ranzolin.

Com informações do Governo da Bahia/Simônica Capistrano
Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...