Home Últimas Notícias Secretaria de Agricultura de SP cria Câmara Temática de Irrigação para garantir a produtividade das lavouras paulistas
Últimas Notícias

Secretaria de Agricultura de SP cria Câmara Temática de Irrigação para garantir a produtividade das lavouras paulistas

Share
Share

Com o objetivo de expandir a área irrigada em São Paulo e garantir o uso mais eficiente da água, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA) anunciou, em 25 de setembro, a criação da Câmara Temática de Irrigação Sustentável (CTIS).

Durante o encontro que reuniu representantes da cadeia produtiva do agronegócio, especialmente do setor de tecnologia em irrigação, foram discutidos os desafios atuais e as principais ações estratégicas que a câmara irá adotar.

Edson Fernandes, secretário executivo da SAA, destacou que este fórum técnico, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), criará um espaço de colaboração para encontrar soluções que respeitem a legislação ambiental vigente. “A demanda por água está aumentando, e cabe ao governo liderar e criar condições para garantir que o setor produtivo tenha o uso da água assegurado para irrigação, essencial para a produção e segurança alimentar”, afirmou.

A importância da irrigação para a agricultura brasileira é evidente: embora as áreas irrigadas representem menos de 20% da área cultivada, elas produzem mais de 40% dos alimentos do país. Em São Paulo, apenas 6% das áreas agrícolas são irrigadas, o que torna a expansão desse sistema fundamental, principalmente diante das mudanças climáticas e dos períodos de seca.

José Carlos de Faria Jr., coordenador das Câmaras Setoriais da SAA, destacou que a CTIS visa integrar todos os setores do agronegócio, promovendo o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. “O diálogo entre a iniciativa privada e o setor público é essencial para criar políticas de eficiência no uso da água e fomentar o desenvolvimento sustentável da agricultura paulista”, explicou.

Uma pesquisa recente do Instituto Agronômico (IAC-Apta), vinculado à SAA, revelou que 90% da água usada em sistemas de irrigação retorna ao meio ambiente por meio da transpiração das plantas, reforçando a sustentabilidade desses sistemas.

No evento, também foi apresentado o Plano Estadual de Irrigação Sustentável – Irriga+SP. Com o objetivo de ampliar as áreas irrigadas para 10% em dois anos e 15% até 2030, o plano inclui medidas como a disponibilização de linhas de crédito para a compra de equipamentos de irrigação. O financiamento será oferecido por meio do FIAGRO, fundo destinado ao desenvolvimento do setor agropecuário, e do FEAP, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, somando R$800 milhões em recursos.

A Câmara Temática reúne, além da SAA e SEMIL, órgãos como SP Águas e CETESB, além de universidades, instituições de pesquisa e representantes da iniciativa privada.

Share
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Projeto de lei “anti Combustível do Futuro” gera onda de críticas entre lideranças

Proposta do deputado Marcos Pollon (PL-MS) permite que postos e distribuidores de...

Temos VagasÚltimas Notícias

Usina Coruripe oferece vagas de emprego para atuação em Minas Gerais

Empresa vai contratar profissionais de níveis médio, técnico e superior para cidades...

Últimas Notícias

Coamo contrata ICM para fornecer equipamentos para unidade de etanol de milho

A Coamo Agroindustrial Cooperativa, a maior cooperativa agrícola da América do Sul,...

Últimas Notícias

Aumento da mistura do etanol na gasolina sai ainda em 2025, segundo MME

O governo deve aumentar o percentual de etanol anidro na gasolina para...