Home Últimas Notícias Importância da produção de cana-de-açúcar foi tema de audiência em Minas Gerais
Últimas Notícias

Importância da produção de cana-de-açúcar foi tema de audiência em Minas Gerais

Colheita cana-de-açúcar (Foto/Ilustração)
Compartilhar

Este ano, a safra deve ser recorde no Estado, o segundo maior produtor do País, chegando a 82,5 milhões de toneladas

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma audiência pública, na quarta-feira, 13, para debater a importância da produção de cana-de-açúcar para o Estado. A reunião foi solicitada pelo deputado Antonio Carlos Arantes (PL). No requerimento da audiência, ele destaca o impacto da cana-de-açúcar para o desenvolvimento econômico, a geração de emprego, a inovação, a diversidade energética e o comércio exterior.

“A produção de cana-de-açúcar exerce um papel fundamental tanto na economia quanto no desenvolvimento social e ambiental. Este ano, a safra deve ser recorde no Estado, chegando a 82,5 milhões de toneladas”, disse Arantes, que ressaltou que a produção de açúcar e etanol atrai investimentos em infraestrutura e fomenta o crescimento de outras atividades econômicas. Minas hoje é o segundo maior produtor do País, atrás apenas de São Paulo.

Sobre a geração de emprego, o deputado observa que a atividade canavieira cria desde vagas de trabalhos sazonais, como a colheita, até postos mais estáveis nas usinas e em empresas relacionadas. “Esses empregos são essenciais para a fixação da população no campo, contribuindo para a diminuição do êxodo rural e a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas”, frisa.

O parlamentar ainda aborda a busca por práticas mais sustentáveis e inovadoras na produção de cana-de-açúcar, como a rotação de culturas e o uso racional de água e insumos.

A atividade também é um dos principais fatores que impulsionam a diversificação energética em Minas, uma vez que o etanol é uma fonte de energia renovável e menos poluente que os combustíveis fósseis, pontua.

Ainda de acordo com o deputado, a produção de etanol e açúcar coloca o Estado em uma posição estratégica no comércio exterior. “A produção de cana-de-açúcar é vital para Minas Gerais, pois vai além de ser uma mera atividade agrícola”, disse.

Informações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Usina São José da Estiva estreia no mercado de capitais com emissão de R$ 100 milhões em debêntures

Usina prioriza o crescimento eficiente e sustentável e consolida sua posição no...

DestaqueÚltimas Notícias

BlackRock torna-se acionista relevante da Raízen em meio a processo de venda de ativos bilionário

A Raízen, maior grupo sucroenergético do Brasil, comunicou ao mercado que a...

Últimas Notícias

Eike Batista retoma defesa da “supercana” e diz que BNDES pode ser potencial parceiro

O empresário Eike Batista voltou a defender publicamente a chamada “supercana” —...

Últimas Notícias

Atvos celebra pódios no Sertões 2025 e consolida etanol como combustível de alta performance

Empresa conquista resultados inéditos com sua equipe ‘Atvos Bioracing’ e reforça apoio...