Home Últimas Notícias Modelos seguem apontando La Niña fraca e de curta duração
Últimas Notícias

Modelos seguem apontando La Niña fraca e de curta duração

Compartilhar

As chuvas permaneceram, até a primeira metade de janeiro de 2025, mais concentradas na região central do Brasil, mas, para a segunda quinzena deste mês, as chuvas devem retornar a região Sul do País, no Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai.

Conforme último relatório divulgado pelo Itaú BBA, no Centro-Sul do país, o tempo deve seguir mais aberto, embora com possibilidade de pancadas de chuvas. A expectativa é de que as chuvas aconteçam em maiores volumes em áreas do Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais. “A partir da segunda quinzena de janeiro, é esperado o retorno das chuvas para o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai,
aliviando a condição de seca”, disseram os analistas do banco em relatório.

Ainda de acordo com análise, as fortes chuvas registradas no final de dezembro na China trouxeram alívio para as principais regiões produtoras de grãos do país, interrompendo um período seco que durou meses. A precipitação ajudou as plantações de trigo de inverno, cujas lavouras estão atualmente em floração, período reprodutivo e de maior necessidade hídrica, restando cerca de um mês para o início da colheita.

“As novas projeções da NOAA apontam para a consolidação daLa Niña entre janeiro e março de 2025. Os modelos seguem indicando um fenômeno de fraca intensidade e curta duração, com transição novamente para a neutralidade ainda no primeiro trimestre do ano. Ainda assim, devemos observar efeitos nos padrões de temperatura no Brasil. Para 2025, a tendência é de temperaturas mais amenas, reduzindo os riscos de ondas de calor prolongadas durante o verão”, disseram.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...