Home Últimas Notícias Relação de troca para agricultor do Brasil comprar adubo piora, aponta Mosaic
Últimas Notícias

Relação de troca para agricultor do Brasil comprar adubo piora, aponta Mosaic

Compartilhar

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) pelo agricultor brasileiro fechou dezembro em 1,05, ante 0,98 no mês anterior, indicando uma piora na relação de troca para o produtor rural comprar adubos, informou a produtora de fertilizantes Mosaic, que elabora o indicador.

Quanto menor a relação, mais favorável é o índice e melhor é a relação de troca para o produtor comprar fertilizantes. O cálculo do IPCF leva em consideração soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

No mesmo mês de 2023, o indicador estava em 0,89, mostrando maior vantagem para os produtores adquirirem fertilizantes à época.

Em dezembro de 2024, os preços dos fertilizantes apresentaram aumento médio de cerca de 2%, impulsionado pelo aumento no cloreto de potássio (KCl) em 4%. O período também registrou queda média de cerca de 6% nas cotações das principais commodities agrícolas em relação ao mês anterior, segundo relatório.

A redução nos preços das commodities agrícolas foi liderada pela soja, de acordo com nota da Mosaic. “Em contrapartida, a demanda por milho no mercado interno, principalmente para as usinas de etanol de milho, segue trazendo firmeza para os preços da commodities no mercado doméstico”, completa.

A Mosaic acrescentou que há um “saldo” de 20% do fertilizante a ser negociado para o ciclo atual, ao comentar sobre a proximidade do plantio da segunda safra de milho.

Com informações da Reuters
Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Jalles projeta recuperação da produtividade e amplia investimentos em irrigação na safra 2026/27

Companhia prevê moagem de 7,8 milhões de toneladas de cana, crescimento de...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaquePopular

Sensores, plataformas digitais e automação transformam a gestão da irrigação nas usinas

Monitoramento de solo, planta, clima e sistema hidráulico ampliam a precisão das...

Últimas Notícias

Perspectiva de um El Niño intenso traz mudanças para mercado global de açúcar

Com a formação do fenômeno climático El Niño já confirmada, especialistas consideram que...

Últimas NotíciasDestaque

Cerradinho Bio amplia lucro em 90% na safra 2025/26 e registra crescimento na produção de açúcar

Companhia encerra a safra 2025/26 com EBITDA de R$ 1,5 bilhão, crescimento...