Home Últimas Notícias Governo de SP anuncia plano para fortalecer cooperativas rurais
Últimas Notícias

Governo de SP anuncia plano para fortalecer cooperativas rurais

CNA, agro
Imagem/Ilustrativa (CNA Agro)
Compartilhar

Proposta prevê a criação de órgão na Secretaria de Agricultura para garantir participação de cooperativas na formulação de políticas públicas

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, assinou nesta sexta-feira (7) um plano de fortalecimento do cooperativismo rural no Estado. Esta é a primeira etapa do protocolo de intenções entre o Governo de SP e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) para atender a antigas reivindicações de produtores rurais e agroindústrias que integram as cooperativas agrícolas de São Paulo.

Entre os destaques do plano está o anúncio da criação da Diretoria de Cooperativismo e Associativismo dentro da Secretaria de Agricultura, o que permite a participação permanente das cooperativas na formulação de políticas públicas do governo paulista.

O plano prevê ainda a inclusão das cooperativas de produtores e de crédito no Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) para atingir a meta de máquinas subvencionadas em 2025, por meio da linha de crédito Pró-Trator, que subvenciona 4% do valor dos juros incidentes nas operações de financiamento. A projeção é de um crescimento percentual de 400% no valor da subvenção estadual, quando comparada a de 2024.

“Vamos ampliar e facilitar ainda mais o acesso do produtor ao FEAP com as cooperativas. Nossa meta é de que o setor adquira mil máquinas agrícolas este ano”, disse Piai. A assinatura ocorreu durante o Intercâmbio Técnico do Cooperativismo Agropecuário, organizado pelo Sistema Ocesp, que reuniu uma comitiva de presidentes de 50 cooperativas na Universidade de St. Gallen, na Suíça.

Outra frente anunciada pelo secretário foi a inclusão do café no Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Piai ainda anunciou o desenvolvimento, por meio do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), de um processo de simplificação de adesão a produtores cooperados no programa.

A cadeia produtiva leiteira paulista também foi incluída no plano com a continuidade do Hub do Leite e parceria com a Comevap, que beneficia cerca de 600 produtores por meio de pesquisas aplicadas, visando aprimorar a qualidade, eficiência e competitividade da cadeia do leite de São Paulo por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à pasta.

Cooperativismo paulista em números

Segundo a Ocesp, o Estado conta com 181 cooperativas agropecuárias e 165 mil produtores cooperados. Entre os benefícios do modelo estão o acesso facilitado a insumos de qualidade e tecnologias avançadas, comercialização mais eficiente dos seus produtos, assistência técnica especializada e o fortalecimento das comunidades rurais.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Déficit global de açúcar deve alcançar 1,1 milhão de t em 2026/27, diz Rabobank

Possibilidade de El Niño intenso no segundo semestre traz incertezas sobre a...

Últimas Notícias

Denúncia sobre irregularidades no RenovaBio é retirada da pauta da sessão do TCU

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) não votarão nesta...

Últimas NotíciasDestaque

Copersucar encerra safra 2025/26 com terceiro melhor resultado de sua história e avança em biometano e combustíveis marítimos

Companhia registra o terceiro melhor resultado de sua história, amplia participação de...

Últimas Notícias

Aroeira investe R$ 750 milhões em planta de etanol de cereais em Minas Gerais

BNDES já aprovou financiamento de R$ 618 milhões para o projeto A...