Home Últimas Notícias Pesquisadora da USP em Piracicaba é premiada por estudo sobre o genoma da cana-de-açúcar
Últimas Notícias

Pesquisadora da USP em Piracicaba é premiada por estudo sobre o genoma da cana-de-açúcar

Compartilhar

Nina Reis Soares, da Esalq-USP, foi reconhecida pelo estudo sobre o controle genético da meiose em cana-de-açúcar, contribuindo para avanços na citogenética e no melhoramento dessa cultura

A pós-doutoranda Nina Reis Soares, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, recebeu o James E. Irvine Memorial Travel Award, premiação concedida a pesquisadores que apresentam estudos de destaque na área de genética e melhoramento de plantas. O anúncio foi realizado na última Conferência sobre o Genoma de Plantas e Animais (Plant and Animal Genome Conference), realizada em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, no final de janeiro.

O estudo First Investigation Into the Genetic Control of Meiosis in Sugarcane investigou o controle genético da meiose em cana-de-açúcar, contribuindo para avanços na citogenética e no melhoramento dessa cultura. O trabalho foi realizado no Departamento de Genética da Esalq e teve a supervisão da professora Maria Lúcia Carneiro Vieira.

Nina Reis Soares, da Esalq; Nathalie Piperidis, organizadora do evento; e Ramanthan Valarmath, pesquisadora indiana também premiada no evento – Foto: Divulgação/Sugar Research Australia

A pesquisadora desvendou o controle genético do pareamento cromossômico na cana e demonstrou que as canas comerciais têm meiose regular e, por isso, são férteis, a despeito de sua origem híbrida, ou seja, derivada do cruzamento entre as espécies Saccharum officinarum e S. spontaneum.

A importância da pesquisa se deve ao genoma da cana-de-açúcar (Saccharum spp.) ser um dos mais complexos do reino vegetal. As variedades modernas são altamente poliploides (com múltiplos conjuntos de cromossomos) e aneuploides (com um número irregular de cromossomos) como resultado da hibridização. Dada a importância da meiose na segregação e recombinação cromossômica, há poucos estudos sobre o controle meiótico em espécies poliploides.

O James E. Irvine Memorial Travel Award é concedido anualmente e tem o objetivo de apoiar a participação de jovens cientistas em conferências internacionais, incentivando a troca de conhecimentos e o avanço das pesquisas nas áreas de genética e melhoramento de plantas.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasTemos Vagas

Raízen tem inscrições para 400 vagas de aprendiz até domingo, 30/11

A Raízen tem inscrições para mais de 400 vagas de aprendizes nos...

Últimas NotíciasDestaque

Açúcar sob pressão global, enquanto etanol ganha espaço e deve atrair mais mix em 2026/27, aponta Itaú BBA

Com oferta internacional farta derrubando preços do açúcar e demanda firme impulsionada...

raízen
Últimas Notícias

Raízen avança para vender ativos acima de US$ 1 bilhão na Argentina, dizem fontes

Plano de desinvestimento da Raízen mira reduzir a dívida da gigante de...

O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

“A COP30 foi muito melhor do que esperávamos”, afirma Roberto Rodrigues

O ex-ministro da Agricultura e coordenador-geral do FGVAgro, Roberto Rodrigues, afirmou durante...