Home Últimas Notícias AFCP e Sindaçúcar pedem regulamentação da Lei dos CBios a ministro
Últimas Notícias

AFCP e Sindaçúcar pedem regulamentação da Lei dos CBios a ministro

Compartilhar

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se ontem, 09, com empresários e representantes de classe do setor sucroenergético na usina Petribu. Na ocasião, Alexandre Andrade Lima e Renato Cunha, presidentes da Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e do Síndicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar) respectivamente, solicitaram a regulamentação da lei derivada do Projeto de Lei (PL 3149/20) onde definiu o pagamento de Crédito de Descarbonização (CBios) das usinas aos fornecedores de cana e punições para quem descumpre com suas obrigações.

“O ministro se comprometeu com o pleito e em agilizar a regularização. Deverá anunciar a iniciativa nos próximos dias, como também o processo derivado de uma outra nova lei federal, a 14.993 de 2024, chamada de Combustível do Futuro porque dentre os pontos que estimula os biocombustíveis, a exemplo do aumento do etanol anidro na composição da gasolina, podendo chegar a 35%”, diz Lima, que também preside a usina em Timbaúba da Cooperativa de Canavieiros

A reunião da AFCP e do Sindaçúcar com o ministro Silveira contou com a presença do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, da governadora de Pernambuco Raquel Lyra e a sua vice Priscila Krause, além do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do presidente do PSD, Gilberto Kassab, partido no qual a governadora se filiou recentemente. O anfitrião do encontro foi Jorge Petribu, também presente no local.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Mercadante sobre a Raízen: Responsabilidade pela solução é dos acionistas, Cosan e Shell

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que a responsabilidade pela recuperação...

OpiniãoÚltimas Notícias

O que esperar da safra 2026/27?

Embora as perspectivas de produtividade para essa Safra 2026/27 sejam positivas, com...

Últimas Notícias

Mulheres ganham cada vez mais espaço e protagonismo na CRV Industrial

Com 221 colaboradoras em diferentes áreas, a CRV Industrial de Minas Gerais...

Últimas Notícias

Alta do petróleo pode levar usinas a priorizar produção de etanol no Brasil

A recente escalada dos preços do petróleo no mercado internacional, impulsionada pelas...