Os preços do açúcar cristal sofreram oscilações significativas na semana passada. A variação nos preços está atrelada à escassez de um dos tipos mais procurados de açúcar, o Icumsa 150, no mercado paulista, o que levou a um aumento nas cotações. Os dados são do levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP.
De acordo com o Cepea, a falta de oferta do Icumsa 150 fez com que as usinas aumentassem seus preços, enquanto os compradores, pressionados pela demanda, aceitaram pagar valores mais altos. Em contraste, o Icumsa 180, que estava mais disponível no mercado, registrou preços menores, refletindo a diferença na oferta entre os dois tipos de açúcar e impactando diretamente as variações diárias dos preços.
Na sexta-feira, 7 de março, o Indicador Cepea/Esalq para o açúcar cristal na cor Icumsa de 130 a 180 fechou a R$ 143,09 por saca de 50 kg, o que representou uma alta de 3,04% em relação ao dia 28 de fevereiro. Além disso, quando comparada às médias semanais, o Indicador apresentou um aumento de 0,58%, subindo para R$ 141,42 por saca de 50 kg no período de 5 a 7 de março.
Essas oscilações no preço do açúcar cristal indicam a dinâmica do mercado, que segue bastante influenciada pelas condições de oferta e demanda de diferentes tipos de açúcar, segundo os analistas do Cepea.