Home Agrícola Fertilizante composto de lodo de esgoto aumenta eficiência da adubação na cana-de-açúcar
AgrícolaÚltimas Notícias

Fertilizante composto de lodo de esgoto aumenta eficiência da adubação na cana-de-açúcar

Compartilhar

Estudo da Unesp demonstrou que o fertilizante orgânico melhorou a fertilidade do solo, aumentando a disponibilidade de nutrientes.

O Brasil, maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com 8,3 milhões de hectares cultivados, lidera a geração de bioenergia, como o etanol. A adubação é essencial para garantir e aumentar a produtividade dessas lavouras, mas a utilização de fertilizantes minerais convencionais enfrenta desafios, como altos custos e dependência de importações. Nesse contexto, o uso de lodo de esgoto compostado (LEC) surge como alternativa complementar, proporcionando benefícios econômicos e ambientais.

Estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus de Ilha Solteira, com o apoio da empresa Tera Ambiental, que produz fertilizante orgânico composto a partir do tratamento de lodo de esgoto e outros resíduos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais, demonstrou que o LEC melhora a fertilidade do solo e aumenta a eficiência da adubação mineral convencional. O resultado disto é a economia de fertilizantes minerais e ganhos de produtividade. O experimento foi realizado durante em área localizada em Suzanápolis (SP), o qual avaliou a aplicação de LEC em solos tropicais de baixa fertilidade cultivado com cana-de-açúcar. Os resultados apontaram aumento significativo da matéria orgânica do solo e melhora na disponibilidade de nutrientes como fósforo, cálcio e magnésio, tanto na primeira quanto na segunda soca da cana.

O tratamento com 5 t ha⁻¹ de LEC mais 50% de fertilização mineral recomendada (FMC) apresentou os melhores resultados quanto aos ganhos na fertilidade do solo e produção. Além disso, a aplicação de LEC reduziu a acidez da terra e aumentou as concentrações de micronutrientes como zinco e cobre. Esses efeitos foram observados tanto em curto quanto em longo prazo, mostrando o potencial residual do composto.

O estudo destaca o LEC como solução sustentável para a agricultura, reduzindo a dependência possibilitando economia no uso de fertilizantes importados, diminuindo custos de produção e promovendo a economia circular. Sua utilização não apenas melhora a fertilidade do solo, mas também contribui para a sustentabilidade do setor sucroenergético, alinhando-se aos princípios de redução de impactos ambientais e à minimização de resíduos.

“A utilização do lodo de esgoto compostado (LEC) representa um marco para a agricultura sustentável no Brasil. Esse estudo reforça o papel dos fertilizantes orgânicos compostos como uma alternativa viável para reduzir a dependência de fertilizantes minerais importados, diminuir custos de produção e, ao mesmo tempo, promover a economia circular. Além de ser uma solução prática, este tipo de adubo contribui significativamente para a saúde do solo e a sustentabilidade do setor sucroenergético, mostrando que é possível aliar alta produtividade com responsabilidade ambiental”, destaca Fernando Carvalho Oliveira, doutor em Agronomia – Solos e Nutrição Mineral de Plantas – pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP de Piracicaba/SP. O especialista é o responsável técnico pelos fertilizantes orgânicos compostos Tera Nutrição Vegetal.

O experimento da Unesp testou 11 tratamentos, variando as doses de LEC e as concentrações de FMC, durante a primeira e segunda soca da cana. Os resultados mostraram que a aplicação do LEC melhorou a matéria orgânica do solo, o pH, a soma de bases, a capacidade de troca de cátions e a saturação por bases. Além disso, houve aumento nas concentrações de nutrientes, como fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), boro (B), cobre (Cu) e zinco (Zn).

A pesquisa aponta que o LEC tem grande potencial como fertilizante orgânico natural, reduzindo a dependência de fertilizantes minerais convencionais. Sua aplicação em solos tropicais proporciona benefícios adicionais, como a diminuição dos custos de produção e a promoção de benefícios socioeconômicos. Não apenas contribui para a sustentabilidade da produção agrícola, mas também oferece alternativa viável para reduzir os impactos ambientais e promover uma agricultura mais econômica e sustentável.

Produtor relata menos perdas por secas

A eficácia do fertilizante orgânico composto também tem sido percebida por produtores em campo. Evandro Gabriel, agricultor em São Manuel (SP), destaca os impactos positivos do uso do fertilizante orgânico na cultura de cana-de-açúcar, mesmo diante das dificuldades climáticas do último ano.

“Em 2024, enfrentamos uma seca intensa, e isso tem um impacto direto na produção. Desde que começamos a aplicar o fertilizante orgânico, o solo se reorganizou e ficou mais estruturado. Ele voltou a ter vida, e nossas plantas resistiram muito melhor, mesmo sem chuva. Os resultados aparecem no campo: menos perdas e produtividade consistente”, afirma o produtor.

De acordo com ele, além de melhorar a estrutura física do solo, o fertilizante trouxe mais diversidade microbiana à terra, favorecendo o desenvolvimento das raízes e tornando as plantas mais resistentes a estresses hídricos.

A experiência reforça os dados do estudo conduzido pela Unesp, que demonstrou a eficácia do uso de fertilizantes orgânicos compostos na melhora da fertilidade do solo, redução da acidez e aumento da disponibilidade de nutrientes, benefícios que, na prática, ajudam o produtor a enfrentar condições climáticas adversas e a reduzir a dependência de fertilizantes minerais.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Orplana contesta anúncio da Unica e reafirma compromisso com revisão do Consecana-SP

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) divulgou...

Últimas NotíciasOpinião

[Opinião] Etanol de milho sustenta E30 e reafirma Brasil na transição energética

Por Guilherme Nolasco* A partir de 1º de agosto, o Brasil adotará...

etanol PL
Últimas Notícias

Nova gasolina com 30% de etanol começa a ser produzida no Brasil; governo espera queda no preço

A nova gasolina comum com 30% de etanol anidro começou a ser...

Últimas Notícias

Projeto Brazil Sugarcane conecta fornecedores brasileiros a compradores globais em Ribeirão Preto

Rodadas de negócios é promovida pelo Apla e ApexBrasil de 12 a...