Tecnologia desenvolvida pela Toyota para fomentar a descarbonização poderá ser vista durante o evento
A Toyota do Brasil estará presente na próxima edição da feira Fenasucro & Agrocana, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de agosto, na cidade de Sertãozinho, no interior do estado de São Paulo. Na oportunidade, a fabricante levará, entre outros modelos, o protótipo do Prius híbrido plug-in flex, veículo que conta com tecnologia pioneira de combustão à gasolina ou etanol, com eletrificação a partir de recarga na tomada.
O Prius híbrido plug-in flex faz parte da estratégia da Toyota em explorar novas matrizes energéticas com vistas à descarbonização, denominada multipathway. Este protótipo, por exemplo, pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 na atmosfera, se utilizado com etanol e carregado a bateria.
“A trajetória da Toyota é marcada pelo pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos pioneiros nos híbridos e híbridos flex, em linha com os desafios da descarbonização. Agora, com o protótipo do Prius híbrido plug-in flex reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável, conectada às vocações do País e que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade”, destaca o diretor de Comunicação e porta-voz da área de ESG da empresa Roberto Braun.
O conceito de multipathway – adotado pela Toyota – visa oferecer a melhor tecnologia de acordo com o contexto e as necessidades dos clientes de cada região onde a fabricante atua, e a infraestrutura de cada país. No Brasil, os veículos híbrido-flex são considerados uma alternativa viável, realista e imediata à descarbonização da mobilidade, a partir do uso de biocombustíveis – como o etanol, uma solução aplicada há longo prazo no Brasil, e possível de ser utilizada também em outros países.
A Toyota do Brasil estará na feira com um stand de 150 m², onde os visitantes poderão compreender melhor sobre cada avanço tecnológico projetado pela fabricante. Neste espaço, entre outras ações, os presentes ao evento terão a oportunidade de degustar um café expresso servido diretamente da energia elétrica do Prius híbrido plug-in flex.
Além do protótipo, o estande da Toyota destacará versões da picape Hilux, reconhecida por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade — atributos que a tornaram líder do segmento. Na Fenasucro & Agrocana, os visitantes ainda poderão conferir outros modelos da fabricante, como o SW4 e o Corolla Cross híbrido flex full.
Palestra na Fenabio 2025
A participação da Toyota do Brasil ainda se estenderá à apresentação de Rafael Ceconello, diretor de Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil no painel “Expansão Global do Etanol”, promovido pela Fenabio, que acontece este ano dentro da Fenasucro. O executivo terá a oportunidade de abordar sobre a tecnologia de motorização híbrida flex da empresa, bem como os avanços em outras soluções ante à descarbonização.
Atendimento ao público
No evento, a Toyota do Brasil levará condições comerciais especiais, que oferecerão descontos para a compra dos veículos. Uma dessas promoções é a redução de 18% do valor da Hilux, para frotistas e produtores, nas versões cabine simples, SR e Power Pack.
Investimento no futuro da mobilidade sustentável
A Toyota é líder global em eletrificados com mais de 23 milhões de veículos comercializados, que contribuíram cumulativamente para evitar a emissão de mais de 176 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
No Brasil, a trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Em 2019, a fabricante lança o consagrado sistema híbrido flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã e que, desde 2021, também equipa o SUV Corolla Cross – ambos os modelos fabricados no Brasil.
Recentemente, a Toyota anunciou um investimento de R$11,5 bilhões até 2030 para expandir sua capacidade produtiva e desenvolver novas soluções de mobilidade. Parte desse valor será destinado à fabricação de dois novos veículos híbridos flex full, sendo o primeiro deles o Yaris Cross – que será lançado em outubro – tornando a tecnologia híbrida flex full ainda mais acessível no País.