A China National Aviation Fuel Company (CNAF) informou nesta segunda-feira, 18, que concordou em adquirir uma participação em uma fábrica de combustível de aviação sustentável controlada pela produtora privada de biocombustível Henan Junheng Industry Group Biotech Co.
Esse é o segundo investimento da CNAF em um fabricante de combustível de aviação “verde” de controle privado. A CNAF é a principal distribuidora de combustível de aviação da China.
A CNAF anunciou a assinatura do acordo de investimento em sua plataforma oficial WeChat, mas não forneceu nenhum detalhe financeiro.
A Junheng, sediada na China Central, é uma das primeiras refinarias comerciais de SAF da China, processando óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês) em combustível de baixo carbono. A China é o maior produtor de UCO do mundo.
A Junheng está expandindo sua fábrica de SAF de 400 mil toneladas por ano na cidade de Puyang, província de Henan, para atingir 1 milhão de toneladas por ano por volta de junho de 2026.
No mês passado, a CNAF se tornou um investidor estratégico em uma fábrica de SAF no leste da China, controlada pela Zhejiang Jiaao Enprotech, concordando em adquirir uma participação de 10% por cerca de 261 milhões de iuanes (US$ 36,35 milhões).
A China, o segundo maior mercado de combustível de aviação do mundo, ainda não anunciou um mandato nacional para o uso de SAF.
Ela iniciou um esquema piloto em setembro passado para o primeiro uso de SAF em uma dúzia de voos que partem de aeroportos domésticos em Pequim, Chengdu, Zhengzhou e Ningbo. Isso foi ampliado em março para todos os voos domésticos que partem desses aeroportos.
Reuters| Chen Aizhu