A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, essa semana, o primeiro certificado de produção eficiente de biocombustíveis para um importador, no âmbito do RenovaBio.
Com a decisão, o etanol anidro importado dos Estados Unidos pela Copersucar S.A. poderá gerar Créditos de Descarbonização (CBIOs). Essa é a primeira vez que um biocombustível importado participa do programa, ampliando a oferta de CBIOs e de etanol no país, em complemento à produção nacional.
O certificado se refere ao etanol produzido pela empresa Plymouth Energy LLC, em Merrill, Iowa (EUA), dentro da rota E1GMI do RenovaBio, que corresponde a “etanol combustível importado de primeira geração produzido a partir de milho”.
A certificação para importadores já estava prevista na regulamentação da ANP desde 2018, mas este foi o primeiro processo concluído. O pedido foi formalizado em janeiro de 2025. A firma inspetora responsável realizou consulta pública entre 28 de fevereiro e 30 de março, e o relatório final foi entregue à ANP em 31 de março.