A StoneX elevou sua previsão para o consumo de gasolina C no Brasil em 2025, estimando um volume recorde de 46,7 bilhões de litros, cerca de 200 milhões a mais do que projetado anteriormente. O aumento é atribuído à maior competitividade da gasolina em relação ao etanol hidratado nos postos de combustíveis.
Com a revisão, a expectativa é de um crescimento de 5% nas vendas de gasolina C em relação a 2024. Entre janeiro e junho, o consumo somou 22,17 bilhões de litros, alta de 3,6% ante o mesmo período do ano passado, segundo a StoneX.
O incremento da mistura de etanol anidro na gasolina, de 27% para 30%, iniciado em 1º de agosto, deve impulsionar ainda mais o consumo, destacou a analista de inteligência de mercado Isabela Garcia. “Diante desse desempenho, a StoneX revisou positivamente suas projeções de consumo de gasolina C para 46,7 bilhões de litros, sendo o melhor resultado da série histórica”, afirmou.
Por outro lado, o etanol hidratado deve registrar retração de 7% em 2025, com volume estimado em 20,3 bilhões de litros, abaixo da previsão anterior de 20 bilhões de litros. Segundo Rafael Borges, analista de inteligência de mercado da StoneX, “o maior desvio da produção etanoleira para o anidro, cuja demanda adicional na temporada supera 700 milhões de litros, reduz a disponibilidade do hidratado e tende a elevar os preços, prejudicando sua competitividade com a gasolina”.