Home Açúcar Preços do açúcar terminam em queda à medida que a produção de açúcar no Brasil aumenta
AçúcarÚltimas Notícias

Preços do açúcar terminam em queda à medida que a produção de açúcar no Brasil aumenta

Compartilhar

Os preços do açúcar no mercado internacional sofreram uma queda significativa nesta quarta-feira, 17, com o açúcar NY encerrando em baixa de 0,36 pontos, queda de 2,26%, e o contrato de dezembro do açúcar branco  caindo 6,70 pontos, ou 1,44%, em Londres. O contrato de açúcar bruto com vencimento em outubro chegou a 15,54 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato mais ativo de açúcar branco atingiu US$ 459,10 por tonelada.

A principal razão para essa queda foi a intensificação da produção de açúcar no Brasil, que pressionou os preços para baixo. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou que a produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil aumentou 18% na segunda metade de agosto, totalizando 3,872 milhões de toneladas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, a porcentagem de cana-de-açúcar destinada à produção de açúcar nas usinas brasileiras também aumentou, passando de 48,78% na segunda quinzena de agosto de 2024 para 54,20% no mesmo período de 2025.

No entanto, apesar do aumento na produção, a produção acumulada de açúcar no Centro-Sul para o ciclo 2025/2026 até agosto, registrou uma queda de 1,9% em relação ao ano passado, totalizando 26,758 milhões de toneladas.

A pressão sobre os preços do açúcar também vem do mercado global, com notícias vindas da Índia. Na terça-feira, 16, o trader de açúcar Sucden anunciou que a Índia pode desviar 4 milhões de toneladas de açúcar para a produção de etanol no ciclo 2025/2026. Embora a medida seja insuficiente para aliviar o superávit de açúcar do país, ela pode impulsionar as exportações indianas, que devem atingir até 4 milhões de toneladas de açúcar, superando as expectativas anteriores de 2 milhões de toneladas.

A posição líquida curta excessiva dos fundos no açúcar de NY também pode resultar em ganhos caso ocorra uma recuperação devido ao fechamento de posições curtas. O relatório semanal de Comprometimento de Traders (COT) da última sexta-feira mostrou que os fundos aumentaram suas posições líquidas curtas nos contratos futuros de açúcar de NY em 32.849 contratos, totalizando 182.608 posições curtas na semana encerrada em 9 de setembro, o maior aumento registrado nos últimos seis anos.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...