Home Últimas Notícias Açúcar sobe após alta do petróleo, mas pressão da oferta global persiste
Últimas Notícias

Açúcar sobe após alta do petróleo, mas pressão da oferta global persiste

Compartilhar

Os preços do açúcar encerraram a quinta-feira em alta, impulsionados por um forte rali do petróleo. O contrato do petróleo bruto (CLZ25) avançou mais de 5%, atingindo a máxima de duas semanas, movimento que favorece os preços do etanol e pode levar usinas a direcionarem mais moagem de cana para a produção do biocombustível em vez do açúcar, reduzindo assim a oferta da commodity.

O contrato de açúcar bruto com vencimento em março de 2026 fechou com alta de 0,19 centavo de dólar, ou 1,3%, indo a 15,29 centavos de dólar por libra-peso. Por sua vez, o contrato mais ativo de açúcar branco subiu 0,8%, para US$ 437,80 por tonelada.

Apesar do avanço recente, o açúcar vem enfrentando pressão nos últimos sete meses. Na quarta-feira, o contrato em Nova York caiu para o menor nível em quatro anos e meio, enquanto em Londres a commodity chegou à mínima de 4,25 anos. A queda foi sustentada por sinais de maior produção no Brasil.

De acordo com a Unica, a produção de açúcar no Centro-Sul brasileiro na segunda quinzena de setembro cresceu 10,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 3,137 milhões de toneladas. A proporção de cana destinada ao açúcar também aumentou, passando de 47,73% para 51,17%. No acumulado da safra 2025/26 até setembro, a região produziu 33,524 milhões de toneladas, alta de 0,8% na comparação anual.

As perspectivas de uma oferta global robusta também seguem pressionando os preços. A consultoria Datagro projetou que a produção de açúcar do Centro-Sul em 2026/27 deve crescer 3,9% em relação ao ano anterior, atingindo um recorde de 44 milhões de toneladas. Já o BMI Group estimou um superávit global de 10,5 milhões de toneladas para a safra 2025/26, enquanto a Covrig Analytics prevê excedente de 4,1 milhões de toneladas no mesmo período.

Com informações da Barchart

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Brasil quer que Paraguai priorize inclusão de setores automotivo e açucareiro no Mercosul

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que...

Últimas Notícias

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela...

Últimas Notícias

S&P rebaixa rating da Adecoagro para BB- após aquisição da Profertil e elevação da alavancagem

A S&P Ratings rebaixou o rating de crédito da Adecoagro S.A. de...

Planta etanol milho inpasa
Últimas Notícias

Inpasa anuncia nova biorrefinaria de etanol em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, anunciou...