Home Destaque Usina Jatiboca descarta venda e falência, mas confirma encerramento das atividades
DestaqueÚltimas Notícias

Usina Jatiboca descarta venda e falência, mas confirma encerramento das atividades

Compartilhar

O conselheiro da Usina Jatiboca, Luiz Custódio, descartou qualquer possibilidade de venda da unidade de Urucânia (MG) e negou que a empresa tenha decretado falência, em entrevista ao Diário do Comércio. Segundo ele, a decisão de encerrar as operações em novembro ocorre porque a companhia ainda possui recursos para indenizar os trabalhadores e quitar compromissos com fornecedores.

A usina, tradicional produtora de açúcar e etanol na Zona da Mata, emprega cerca de 1.100 pessoas de forma direta e quase dois mil no período da safra. Custódio afirmou que os principais desafios enfrentados pela empresa são a escassez de mão de obra para o corte manual, que já chega a 300 trabalhadores em falta nesta safra, e a baixa produtividade da região: “A usina tem condições de moer 900 mil toneladas de cana por safra. Nós terminamos a última com 480 mil toneladas”, disse ao jornal.

Ele acrescentou que o patrimônio da companhia é três vezes superior ao passivo e que serão necessários R$ 30 milhões para arcar com os direitos trabalhistas, valor garantido com recursos em caixa e estoques que ainda serão vendidos. Caso seja necessário, a empresa também poderá alienar alguns equipamentos para garantir a quitação das obrigações com fornecedores. “A usina nunca deixou de pagar funcionários ou fornecedores e asseguramos que todos serão indenizados”, afirmou.

O executivo também confirmou que houve sondagens de empresários interessados, mas os acionistas não pretendem vender. “Chegaram a oferecer um real para assumir a planta, mas não acreditamos que exista quem queira comprar uma empresa sem futuro”, declarou.

Na quarta-feira (29), representantes da usina, sindicatos, prefeitos e deputados participaram de uma reunião mediada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Um novo encontro deve definir se o fechamento ocorrerá em 15 de novembro ou se haverá algum adiamento. Ainda de acordo com Custódio, a continuidade das operações dependeria de apoio dos governos estadual e federal.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...