A Be8 e a Sumitomo Corporation do Brasil anunciaram nesta quinta-feira, 13, na Green Zone da COP30, em Belém (PA), a assinatura de um acordo de desenvolvimento conjunto para estruturar a distribuição de SAF, o combustível sustentável de aviação, na Europa.
O projeto prevê o fornecimento do biocombustível a partir de 2029, quando entra em operação a biorrefinaria Omega Green, no Paraguai, e inclui a possibilidade de participação conjunta na infraestrutura de distribuição no continente, explicou a Be8 em nota.
O acordo mira especialmente o norte da Europa, região que acelera a adoção de SAF. O mandato europeu começou neste ano com exigência de 2% de mistura e deve subir para 6% até 2030, o que pressiona a demanda por novos fornecedores.
A parceria pretende construir uma cadeia de valor completa, da produção ao abastecimento final, alinhada ao cronograma de expansão regulatória, de acordo com a nota.
Segundo a Be8, a Omega Green deve operar com um dos menores custos globais de produção de SAF, combinando acesso competitivo a matérias-primas residuais elegíveis pelo programa europeu RefuelEU, logística favorável, baixa carga tributária e energia renovável a preço competitivo.
“Escalar o SAF é um desafio e uma oportunidade global que exigirá empreendedorismo, visão de longo prazo e os parceiros certos”, afirmou o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, na nota. Ele destacou que a parceria permitirá “desenhar uma solução completa” considerando os desafios logísticos para atender ao mercado europeu.
A Sumitomo reforça que a demanda internacional por SAF compatível com o padrão da União Europeia cresce rapidamente, especialmente diante do compromisso da aviação de zerar emissões líquidas até 2050, meta que deve ser atendida em dois terços pelo SAF.
“Dada a dimensão da indústria agrícola na América do Sul, há grande potencial para expandir o fornecimento”, disse, na nota, o diretor sênior da Sumitomo Corporation do Brasil, Takamasa Ueda.
Agência Estado| Leandro Silveira

