Home Últimas Notícias Be8 e Sumitomo fecham acordo para levar SAF sul-americano à Europa a partir de 2029
Últimas Notícias

Be8 e Sumitomo fecham acordo para levar SAF sul-americano à Europa a partir de 2029

Compartilhar

A Be8 e a Sumitomo Corporation do Brasil anunciaram nesta quinta-feira, 13, na Green Zone da COP30, em Belém (PA), a assinatura de um acordo de desenvolvimento conjunto para estruturar a distribuição de SAF, o combustível sustentável de aviação, na Europa.

O projeto prevê o fornecimento do biocombustível a partir de 2029, quando entra em operação a biorrefinaria Omega Green, no Paraguai, e inclui a possibilidade de participação conjunta na infraestrutura de distribuição no continente, explicou a Be8 em nota.

O acordo mira especialmente o norte da Europa, região que acelera a adoção de SAF. O mandato europeu começou neste ano com exigência de 2% de mistura e deve subir para 6% até 2030, o que pressiona a demanda por novos fornecedores.

A parceria pretende construir uma cadeia de valor completa, da produção ao abastecimento final, alinhada ao cronograma de expansão regulatória, de acordo com a nota.

Segundo a Be8, a Omega Green deve operar com um dos menores custos globais de produção de SAF, combinando acesso competitivo a matérias-primas residuais elegíveis pelo programa europeu RefuelEU, logística favorável, baixa carga tributária e energia renovável a preço competitivo.

“Escalar o SAF é um desafio e uma oportunidade global que exigirá empreendedorismo, visão de longo prazo e os parceiros certos”, afirmou o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, na nota. Ele destacou que a parceria permitirá “desenhar uma solução completa” considerando os desafios logísticos para atender ao mercado europeu.

A Sumitomo reforça que a demanda internacional por SAF compatível com o padrão da União Europeia cresce rapidamente, especialmente diante do compromisso da aviação de zerar emissões líquidas até 2050, meta que deve ser atendida em dois terços pelo SAF.

“Dada a dimensão da indústria agrícola na América do Sul, há grande potencial para expandir o fornecimento”, disse, na nota, o diretor sênior da Sumitomo Corporation do Brasil, Takamasa Ueda.

Agência Estado| Leandro Silveira

Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ORPLANA promove webinar para analisar fatores que impactam o valor do ATR

Encontro on-line reunirá especialistas para uma análise técnica do cenário nacional e...

Últimas Notícias

BNDES acerta empréstimo de R$ 150 milhões à Cerradinho

Companhia modernizará e ampliará a produção nas unidades em Chapadão do Céu...

Últimas Notícias

Usina Petribu é condenada a pagar R$ 100 mil por descumprimento da cota de aprendizagem

Juíza determinou que empresa contrate, imediatamente, aprendizes em número equivalente ao estabelecido...

Últimas Notícias

Recuperação extrajudicial da Raízen terá consultora nomeada por credores

Helena Ramos, ex-Unigel, vai atuar ao lado do diretor financeiro Lorival Luz...