Home Últimas Notícias Be8 e Sumitomo fecham acordo para levar SAF sul-americano à Europa a partir de 2029
Últimas Notícias

Be8 e Sumitomo fecham acordo para levar SAF sul-americano à Europa a partir de 2029

Compartilhar

A Be8 e a Sumitomo Corporation do Brasil anunciaram nesta quinta-feira, 13, na Green Zone da COP30, em Belém (PA), a assinatura de um acordo de desenvolvimento conjunto para estruturar a distribuição de SAF, o combustível sustentável de aviação, na Europa.

O projeto prevê o fornecimento do biocombustível a partir de 2029, quando entra em operação a biorrefinaria Omega Green, no Paraguai, e inclui a possibilidade de participação conjunta na infraestrutura de distribuição no continente, explicou a Be8 em nota.

O acordo mira especialmente o norte da Europa, região que acelera a adoção de SAF. O mandato europeu começou neste ano com exigência de 2% de mistura e deve subir para 6% até 2030, o que pressiona a demanda por novos fornecedores.

A parceria pretende construir uma cadeia de valor completa, da produção ao abastecimento final, alinhada ao cronograma de expansão regulatória, de acordo com a nota.

Segundo a Be8, a Omega Green deve operar com um dos menores custos globais de produção de SAF, combinando acesso competitivo a matérias-primas residuais elegíveis pelo programa europeu RefuelEU, logística favorável, baixa carga tributária e energia renovável a preço competitivo.

“Escalar o SAF é um desafio e uma oportunidade global que exigirá empreendedorismo, visão de longo prazo e os parceiros certos”, afirmou o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, na nota. Ele destacou que a parceria permitirá “desenhar uma solução completa” considerando os desafios logísticos para atender ao mercado europeu.

A Sumitomo reforça que a demanda internacional por SAF compatível com o padrão da União Europeia cresce rapidamente, especialmente diante do compromisso da aviação de zerar emissões líquidas até 2050, meta que deve ser atendida em dois terços pelo SAF.

“Dada a dimensão da indústria agrícola na América do Sul, há grande potencial para expandir o fornecimento”, disse, na nota, o diretor sênior da Sumitomo Corporation do Brasil, Takamasa Ueda.

Agência Estado| Leandro Silveira

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Bunge prevê lucro abaixo das estimativas para 2026 devido à incerteza macroeconômica

A Bunge estimou nesta quarta-feira, 4, um lucro ajustado para o ano...

Últimas Notícias

Raízen avalia reestruturação de dívidas com haircut, dizem fontes

Pressionada por juros altos e apostas que ainda não geraram retorno, como...

Últimas Notícias

STJ suspende decisões favoráveis a distribuidoras contra RenovaBio

O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu...