Home Últimas Notícias Cocal busca produzir combustível sustentável com hidrogênio verde da cana
Últimas Notícias

Cocal busca produzir combustível sustentável com hidrogênio verde da cana

Compartilhar

Empresa fará parceria com a Siemens e a agência alemã de cooperação internacional GIZ

A Cocal assinou uma carta de intenções com a Siemens e a agência alemã de cooperação internacional GIZ para produção de combustíveis sustentáveis de aviação por meio de rotas alternativas a partir de produtos da cana-de-açúcar, incluindo hidrogênio verde.

O projeto prevê o uso da energia cogerada a partir da queima do bagaço da cana para produzir hidrogênio verde.

Na etapa seguinte, o hidrogênio será então combinado com gás carbônico (CO2) biogênico proveniente da fermentação de etanol para produzir e-metanol – usado como combustível sustentável de navegação e na indústria química – e combustível de aviação sustentável (SAF), por meio do processo Methanol-to-Jet (MtJ).

Segundo a Cocal, o uso do metanol como etapa intermediária na síntese do combustível permite que os produtores mantenham flexibilidade e se beneficiem de uma maior variedade de matérias-primas, além de se adaptarem a mudanças na produção ou nas condições do mercado.

Atualmente, a Cocal já produz gás carbônico biogênico para a indústria de refrigerantes. Em sua planta de biometano, produzido a partir de resíduos da produção de etanol, a companhia purifica o gás e o processo de fermentação de etanol para extrair o CO2.

“Nosso objetivo é continuar expandindo nosso ecossistema de produtos verdes, por isso, estamos iniciando estudos sobre esta via do hidrogênio verde”, afirmou o diretor comercial da Cocal, André Gustavo Silva, em nota.

A parceria pretende estabelecer um “modelo replicável” para a descarbonização das operações industriais entre outras empresas. Para isso, os agentes parceiros vão compartilhar resultados para apoiar a replicação de projetos semelhantes, com a produção de relatórios, eventos e iniciativas de capacitação.

O projeto faz parte do Programa Internacional de Expansão do Hidrogênio (H2Uppp) do Ministério de Economia e Energia da Alemanha (BMWE).

Globo Rural| Camila Souza Ramos

Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Acusados na operação Carbono Oculto aprofundaram crise nos canaviais paulistas

O empresário João Mourad é praticamente um mito em Catanduva, no interior...

Últimas Notícias

El Niño, fundos especulativos e quebras de safra ampliam volatilidade no mercado internacional de açúcar

Chuvas no Centro-Sul brasileiro, mudanças nas posições dos fundos e perspectivas de...

Últimas Notícias

Datagro projeta moagem de 640,5 milhões de toneladas de cana no Centro-Sul, com queda de 5% na produção de açúcar

Consultoria estima crescimento de 4,8% no processamento de cana na safra 2026/27,...

Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

Especial RH: Relacionamento: organizacional x pessoal

Onde pode estar a origem do bom ou mau relacionamento entre as...