A Bevap, empresa do setor de bioenergia com atuação em açúcar, etanol e cogeração a partir de biomassa, ampliou sua infraestrutura de conectividade em parceria com a Vivo por meio da solução Agro Cobertura. A iniciativa abrange áreas rurais e industriais da companhia em João Pinheiro (MG), no noroeste do estado, dentro do Vale do Rio Paracatu.
O projeto contempla quatro sites operando em 700 MHz e 1800 MHz, que vão oferecer cobertura 4G em até 30,4 mil hectares. A parceria teve início em 2023, com a ativação do primeiro site na unidade industrial da Bevap, e agora foi estendida às áreas agrícolas. As etapas técnica e operacional já estão em andamento, e a previsão é que a conectividade esteja disponível no início de 2026.
Com a expansão, a Bevap busca fortalecer a digitalização de suas operações, ampliando o uso de aplicações de agricultura de precisão, integração de smartphones e computadores de bordo, monitoramento e automação de máquinas e sensores agrícolas, além de ferramentas de sensoriamento de solo, telemetria de frotas e gestão de irrigação — contribuindo para maior eficiência hídrica e conservação do solo. A comunicação entre equipes de campo também deve ser aprimorada.
“Hoje temos 100% das áreas irrigadas por pivôs inteligentes, e esse projeto com a Vivo será fundamental para termos controle total sobre esses equipamentos. A conectividade no campo permitirá que a equipe de TI consolide todos os dados, que, com o apoio da IA, serão transformados em informações estratégicas para a tomada de decisão”, afirma Sandro Bizi, gerente de tecnologia da Bevap.
O alcance da nova cobertura irá beneficiar também municípios do entorno, como João Pinheiro, Paracatu, Lagoa Grande, Brasilândia de Minas, Dom Bosco e Natalândia, que juntos somam mais de 170 mil habitantes. Escolas e unidades de saúde nessas localidades terão acesso a mais opções de conectividade digital.
Além do 4G, a infraestrutura contará com as tecnologias LTE-M — voltada para aplicações móveis como telemetria de tratores, colhedoras e caminhões — e NB-IoT, usada em dispositivos estáticos, como sensores climáticos empregados em estações meteorológicas. O projeto inclui ainda suporte técnico e consultoria especializada fornecidos pela Vivo.
“A conectividade é um fator decisivo para transformar o agronegócio. A parceria com a Bevap amplia a digitalização no campo e abre espaço para o uso de aplicações que dependem de dados em tempo real, garantindo agilidade e inteligência operacional do plantio à distribuição”, destaca Karina Baccaro, diretora de Marketing e Operações B2B da Vivo.


