Home Últimas Notícias Queda do petróleo derruba preços do açúcar nas bolsas internacionais
Últimas Notícias

Queda do petróleo derruba preços do açúcar nas bolsas internacionais

Compartilhar

Os preços do açúcar recuaram nesta quinta-feira após a forte queda do petróleo no mercado internacional. O contrato março do açúcar bruto na Bolsa de Nova York encerrou o dia com baixa de 0,40%, em 14,85 centavos de dólar por libra-peso, enquanto o açúcar branco negociado em Londres, também para março, caiu 0,45%, para US$424,20.

O movimento negativo ganhou força ao longo do pregão, quando o petróleo WTI atingiu o menor nível em sete semanas. A desvalorização do barril pressiona os preços do etanol e tende a estimular usinas ao redor do mundo a direcionarem uma parcela maior da moagem de cana para a produção de açúcar, aumentando a oferta global do adoçante.

Na última semana, o açúcar já vinha acumulando perdas, atingindo mínimas de três semanas na terça-feira. O recuo foi impulsionado pelo avanço da produção na Índia e no Brasil. Na segunda-feira, a Indian Sugar Mill Association (ISMA) informou que a produção indiana somou 4,11 milhões de toneladas entre outubro e novembro, alta de 43% na comparação anual. O número de usinas em operação também cresceu: 428 estavam ativas até 30 de novembro, frente a 376 no mesmo período do ano anterior.

No Brasil, as projeções recordes reforçam o viés de baixa. A Conab elevou em 4 de novembro sua estimativa para a safra 2025/26, passando de 44,5 milhões para 45 milhões de toneladas de açúcar. Já a Unica reportou que a produção do Centro-Sul na primeira quinzena de novembro subiu 8,7% em relação ao ano anterior, alcançando 983 mil toneladas. No acumulado da safra até a metade de novembro, o volume produzido chegou a 39,179 milhões de toneladas, avanço de 2,1% na comparação anual.

Com informações da Barchart

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Brasil quer que Paraguai priorize inclusão de setores automotivo e açucareiro no Mercosul

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que...

Últimas Notícias

Orplana avalia pedido de exclusão de associações após memorando com a Unica

O pedido de punição ou exclusão de três associações foi feito pela...

Últimas Notícias

S&P rebaixa rating da Adecoagro para BB- após aquisição da Profertil e elevação da alavancagem

A S&P Ratings rebaixou o rating de crédito da Adecoagro S.A. de...

Planta etanol milho inpasa
Últimas Notícias

Inpasa anuncia nova biorrefinaria de etanol em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, anunciou...