Os preços do petróleo operavam estáveis nesta segunda-feira, 19, diante da redução das tensões civis no Irã, o que diminui a chance de um ataque dos Estados Unidos capaz de afetar a oferta do grande produtor, enquanto investidores concentram suas atenções no impasse envolvendo a Groenlândia.
O petróleo Brent operava em alta de 0,02%, a US$ 64,14 por barril, por volta de 16h46 (horário de Brasília). O West Texas Intermediate (WTI) para fevereiro estava estável em relação ao fechamento do dia anterior, a US$ 59,44 por barril. As negociações ficaram contidas devido a um feriado federal nos EUA.
A violenta repressão do Irã reprimiu os protestos que, segundo as autoridades, deixaram 5 mil pessoas mortas. Enquanto isso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parece ter se afastado das ameaças anteriores de intervenção.
“Com os temores em torno do Irã diminuindo nos últimos dias após rumores de um ataque dos EUA, o mercado agora está se concentrando na situação da Groenlândia e na profundidade de quaisquer consequências entre os EUA e a Europa, já que qualquer expansão da guerra comercial poderia impactar a demanda”, disse o analista Janiv Shah, da Rystad.
Trump intensificou sua pressão para tirar a soberania sobre a Groenlândia da Dinamarca, também membro da Otan, ameaçando com tarifas punitivas os países que se interpuserem em seu caminho e levando a União Europeia a ponderar a possibilidade de revidar com suas próprias medidas.
Os líderes da União Europeia se reunirão em Bruxelas na quinta-feira para uma cúpula de emergência, disse um porta-voz da União Europeia nesta segunda-feira.
Como a Groenlândia não produz petróleo, não há conexão direta com este mercado, disse o fundador da Commodity Context, Rory Johnston. No entanto, a disputa pela ilha é um desenvolvimento que indica aversão geral ao risco para os investidores, disse ele, apontando para a venda de segunda-feira nos mercados acionários.
Reuters|Amanda Stephenson
Com reportagem de Robert Harvey, Seher Dareen, Mohi Narayan e Colleen Howe