Home Últimas Notícias Impacto climático pressiona produtividade da Raízen e altera mix da safra 2025/26
Últimas Notícias

Impacto climático pressiona produtividade da Raízen e altera mix da safra 2025/26

Compartilhar

Prévia operacional do 3T25/26 da Raízen mostra menor rendimento agrícola, avanço do açúcar no mix e crescimento na distribuição de combustíveis

A Raízen divulgou sua prévia operacional do terceiro trimestre do ano-safra 2025/26 (3T25/26), em Fato Relevante, com dados preliminares, não auditados e sujeitos a revisão. As informações indicam que o desempenho agrícola da companhia foi pressionado por eventos climáticos adversos, com reflexos diretos sobre a produtividade da cana, a produção de açúcar e etanol e a cogeração de energia, ao mesmo tempo em que os negócios de distribuição de combustíveis avançaram no período.

De acordo com a prévia, a produtividade agrícola foi impactada por um conjunto de fatores. Entre eles, a companhia destaca o clima menos favorável registrado na safra 2024/25, marcada por uma entressafra mais seca e pela ocorrência de queimadas no segundo semestre do ano passado. Além disso, geadas atingiram algumas regiões no início da safra 2025/26, afetando o rendimento dos canaviais. O volume processado também foi reduzido pela venda de aproximadamente 2 milhões de toneladas de cana, relacionada ao processo de otimização e desinvestimentos de ativos.

No acumulado da safra, o TCH ficou em 73 toneladas por hectare, enquanto o ATR médio atingiu 135 kg por tonelada, indicadores que ajudam a explicar a redução na produção de açúcar e etanol observada no período. A produção de açúcar equivalente somou 9,126 milhões de toneladas nos nove primeiros meses da safra 2025/26.

Mesmo em um cenário de menor produtividade, o mix de produção apresentou maior direcionamento para o açúcar. No acumulado da safra, a participação foi de 53% açúcar e 47% etanol, movimento que reflete as condições operacionais e o direcionamento industrial adotado ao longo do ciclo. No terceiro trimestre, o mix permaneceu em 44% açúcar e 56% etanol.

No mercado de etanol, o volume de vendas de etanol próprio alcançou 2,091 milhões de metros cúbicos no acumulado da safra, em linha com a menor moagem e com o mix mais açucareiro observado no período. Já a produção de etanol de segunda geração (E2G) somou 104,9 mil metros cúbicos, com expansão compatível com o ritmo de produção das plantas Univalem, Barra e Bonfim.

A menor disponibilidade de bagaço também se refletiu na área de bioenergia. A cogeração de energia elétrica atingiu 1.656 GWh nos nove primeiros meses da safra, desempenho inferior ao registrado no mesmo período do ciclo anterior, conforme apontado na prévia operacional.

Em sentido oposto ao desempenho agrícola, o segmento de Distribuição de Combustíveis apresentou crescimento. No Brasil, o volume comercializado no acumulado do ano-safra ficou entre 21,74 milhões e 21,84 milhões de metros cúbicos, com expansão em linha com o Plano Operacional e melhora do ambiente de negócios, impulsionada pelos avanços no combate ao mercado ilegal. Na Argentina, os volumes comercializados alcançaram entre 5,29 milhões e 5,34 milhões de metros cúbicos, refletindo a execução do plano operacional e a conclusão da parada programada da refinaria.

A prévia operacional foi divulgada em Fato Relevante, assinado por Lorival Nogueira Luz Jr., CFO e diretor de Relações com Investidores da companhia. A Raízen informou que os resultados auditados do 3T25/26 serão divulgados em 12 de fevereiro de 2026, após o fechamento do mercado, e que entrará em período de silêncio a partir de 29 de janeiro de 2026, encerrando-o após a teleconferência de resultados.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Usinas estão lentas em hegde de açúcar e aumentarão foco no etanol, afirma Czarnikow

As usinas processadoras de cana-de-açúcar no Brasil estão muito atrasadas em suas...

Últimas Notícias

Petróleo cai com perspectiva de conversas entre Irã e EUA

Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira, 2, pressionados pela perspectiva de...

Últimas Notícias

Oferta global abundante pressiona preços do açúcar

Perspectiva de superávits globais de açúcar e aumento da produção em Brasil...

Últimas Notícias

Estudo inédito aponta variações estaduais na pegada de carbono de soja, milho e cana-de-açúcar

Pesquisas reforçam base científica do RenovaBio e abrem caminho para recomendações técnicas...