Conecte-se conosco
 

Etanol

“A era do etanol chegou”, de acordo com Ministro indiano

Publicado

em

Com a presença dos dois mais importantes Ministros da Índia para o programa do etanol (Ministro do Petróleo e Gás, Hardeep Singh Puri, e o Ministro dos Transportes, Nitin Jairam Gadkari), o Pavilhão do Etanol no maior Salão do Automóvel da Ásia, AutoExpo 2023, foi oficialmente aberto na sexta-feira, 13. 
O ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia foi recebido pelo diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa, e pelo diretor executivo da APLA, Flávio Castellari, além de representantes do setor privado indiano.
De acordo com o diretor executivo da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia), Eduardo Leão de Souza, foi um grande dia para o etanol. “Considerando a relevância geopolítica da Índia nesta parte do mundo e a escala que o país naturalmente gera – 1,4 bilhão de habitantes e perspectiva de sextuplicar a atual frota de automóveis nos próximos 20 anos -, o embarque do país na tecnologia de carros flex e mistura de 20% de etanol na gasolina até 2025 é altamente significativo. Nas palavras do Ministro Puri: ‘A era do etanol chegou'”, disse o diretor executivo da Unica.
Durante a visita, Puri destacou a importância do etanol no processo de descarbonização do setor de transportes. Ele destacou o avanço, ao longo dos últimos anos, do percentual de mistura do biocombustível na gasolina, assim como a parceria com o Brasil para alcançar os bons resultados do programa, afirmando que o etanol é o “combustível verde do futuro na Índia”.
“Esta jornada com o etanol começou há alguns anos. Em 2014, tentamos ter uma mistura de 5%, mas não tivemos sucesso. Contudo, hoje tenho o prazer de andar por essa exposição e ver que estamos com uma mistura de 12%. A hora do etanol chegou. E estamos celebrando as suas vantagens e contribuições positivas para o meio ambiente e o desenvolvimento econômico”, comentou Puri.
Ainda de acordo o diretor executivo da Unica, o momento significa um coroamento de um esforço de cooperação que vem sendo desenvolvido há muitos anos conjuntamente pelo governo e setor privado brasileiro. “Cujo caminho foi pavimentado com a assinatura do Memorando de Entendimento entre os governos do Brasil e Índia, liderado pelo ex-Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pelo lado brasileiro”, disse.
Um dos resultados concretos dessa cooperação foi o lançamento do “Centro de Excelência para o Etanol” (Ethanol CoE), uma plataforma digital para compartilhamento de conhecimento sobre o etanol, firmado em abril/2022 pelo presidente da UNICA, Evandro Gussi, e o presidente da Society of Indian Automobile Manufacturers (SIAM).
Em 2021, a Índia anunciou a antecipação em cinco anos, para 2025, da meta de mistura de 20% de etanol na gasolina. Paralelo a essa iniciativa, começam a circular neste ano os carros com tecnologia flexfuel, com motores que funcionam tanto com gasolina quanto com etanol (E100), em qualquer proporção.
“Muitos desafios, mas muitas oportunidades para o etanol como parte da solução de descarbonização da matriz de transportes global. A hora é agora”, disse Leão, em seu Linkedin.

Centro de Excelência

O lançamento do Centro Virtual de Excelência em Bioenergia (CoE) é iniciativa da Unica em parceria com a Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (SIAM). Em 2022, as entidades firmaram um memorando de entendimento para promover o etanol nos dois países e contribuir com informações técnicas para que outras nações, com vocação para essa agroindústria, possam desenvolver a tecnologia. A SIAM também é a coordenadora do Pavilhão Etanol na Auto Expo 2023.

“Nossa parceria com a SIAM tem sido extremamente frutífera para garantir o sucesso do programa de etanol na Índia. Estamos extremamente felizes em dedicar o CoE à Índia e esperamos que ele ajude todas as partes interessadas a adquirir informações atualizadas sobre avanços tecnológicos, normas técnicas, regulamentos, políticas públicas e sustentabilidade relacionadas à biomassa e à bioenergia”, afirmou o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa.

O presidente da SIAM, Vinod Aggarwal, disse que o lançamento da CoE apoiará e complementará os esforços dos governos na promoção da bioenergia, biocombustíveis e outros combustíveis de base biológica para a mobilidade com baixo teor de carbono na Índia e no Brasil. “Estamos confiantes de que o CoE ajudará as partes interessadas a compreender o etanol e as tecnologias disponíveis para permitir uma transição suave e eficiente”, afirmou Aggarwal. “Gostaríamos de agradecer à Unica por seu apoio e esperamos uma parceria longa e frutífera”, completou.

A apresentação do Centro de Excelência ganhou um espaço exclusivo e de destaque no estande brasileiro. O espaço Brasil na Auto Expo 2023 é promovido pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), APLA (Arranjo Produtivo Local do Álcool), ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil na Índia.

A área tem 250 metros quadrados e reúne três seções, nas quais o visitante poderá interagir com elementos desenvolvidos para trazer experiências e conhecimentos sobre os benefícios do etanol para o meio ambiente, a saúde das pessoas e para melhorar a qualidade do ar nas cidades.

Bilaterais Brasil-Índia

Na última semana, a Unica e a APLA também participaram de uma intensa agenda de reuniões para fortalecer a cooperação entre os países na área de bioenergia. Entre as bilaterais, destaca-se encontro com o Sous Sherpa da Índia no G20, Abhay Thakur, e com representantes do Departamento de Alimentos e Distribuição Pública, do Governo da Índia.

O diálogo, acompanhado por representantes da Embaixada do Brasil na Índia, estimulou uma maior colaboração entre os dois países na área de etanol e biocombustíveis. “Tivemos reuniões excelentes, tanto com o governo quanto com o setor privado. Todos destacaram a importância do apoio do Brasil nos avanços do programa etanol, uma agenda que traz grandes oportunidades para a indústria indiana”, disse diretor executivo da APLA, Flávio Castellari.

Natália Cherubin com informações da Unica
Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading