Açúcar
Ações de produtores de açúcar da Índia saltam com notícia sobre exportações
As ações das empresas indianas produtoras de açúcar saltaram entre 3% e 7% nesta terça-feira, 14, após notícia da ET Now, citando fontes, indicar que a Índia poderá suspender as restrições às exportações de açúcar.
A Índia, o maior produtor de açúcar do mundo depois do Brasil, proibiu as usinas de exportar o adoçante a partir de 1º de outubro de 2023.
As ações de Triveni Industries and Engineering, Shree Renuka Sugars, Dalmia Bharat Sugar, Bajaj Hindusthan Sugar e Balrampur Chini Mills saltaram 3%, 4,5%, 5,5%, 7,0% e 7,2%, respectivamente.
A consultoria StoneX divulgou nota sobre as notícias, comentando que já se fala em uma cota para embarques de 1 milhão de toneladas de açúcar indiano.
Estimativas publicadas pela StoneX consideram que a Índia exportaria ao menos 1 milhão de toneladas em 2024/25.
“Recentemente, reforçamos o cenário de excesso de estoques no país”, afirmou a StoneX, que considerar que uma decisão do governo da Índia poderia vir ainda no início de 2025.
Apesar de uma queda esperada na produção da Índia em 2024/25, para 30,1 milhões de toneladas, a StoneX citou estoques finais praticamente estáveis ante a temporada anterior, em 8,6 milhões de toneladas.