Home Últimas Notícias Acordo entre Reino Unido e EUA sobre etanol ameaça operação da AB Foods em Hull
Últimas Notícias

Acordo entre Reino Unido e EUA sobre etanol ameaça operação da AB Foods em Hull

Compartilhar

A remoção das tarifas britânicas sobre o etanol dos Estados Unidos, prevista no novo acordo comercial entre os dois países, pode representar um duro golpe para a planta deficitária da Associated British Foods (AB Foods) em Hull, no norte da Inglaterra. A medida foi anunciada na quinta-feira (8) e levanta preocupações sobre o futuro da indústria nacional de etanol.

De acordo com informações divulgadas pela agência Reuters, o acordo prevê a eliminação da tarifa de 19% atualmente aplicada ao etanol norte-americano, com uma cota de importação de até 1,4 bilhão de litros – um volume que ultrapassa em muito as exportações dos EUA para o Reino Unido em 2024.

A decisão pode acelerar o encerramento das atividades da planta da AB Foods, conhecida como Vivergo, que produz biocombustíveis e ração animal. Em entrevista à Reuters no dia 29 de abril, o CEO da empresa, George Weston, afirmou que os negócios de etanol enfrentam “problemas significativos” devido às “importações efetivamente subsidiadas” dos Estados Unidos.

Além da Primark, a AB Foods é proprietária de marcas conhecidas como Twinings e Ovaltine (Ovomaltine no Brasil). A companhia vem pedindo ao governo britânico mudanças na regulamentação do setor, alegando que as regras atuais comprometem a viabilidade da planta em Hull. Sem avanços nas negociações, cerca de 150 empregos estão sob risco.

“Temos muito claro o que precisamos fazer com o negócio do etanol – essa é uma questão regulatória para a qual precisamos do apoio do governo”, disse Weston.

Com a abertura do mercado britânico ao etanol dos EUA, a pressão sobre a produção nacional deve aumentar. “A decisão do governo de permitir importações de etanol isentas de tarifas dos EUA para o Reino Unido está causando grande ansiedade em muitas pessoas no nordeste da Inglaterra, principalmente nos funcionários, fornecedores e agricultores envolvidos na indústria de etanol do Reino Unido”, declarou um porta-voz da AB Foods à Reuters.

A empresa afirma estar avaliando os impactos e discutindo as implicações do acordo com o governo.

Entidades do setor agrícola e energético também expressaram preocupação. O Sindicato Nacional dos Agricultores da Grã-Bretanha alertou que a medida pode prejudicar produtores locais de matéria-prima para o etanol. Já a Renewable Energy Association destacou que os subsídios norte-americanos, como créditos fiscais, podem tornar o etanol dos EUA significativamente mais barato do que o britânico, ampliando a concorrência desleal.

O cenário já vinha se deteriorando. A empresa Ineos, por exemplo, fechou sua fábrica de etanol em Grangemouth, na Escócia, em janeiro, citando queda na demanda e aumento das importações.

A concessão do Reino Unido sobre o etanol — assim como sobre a carne bovina — foi feita em troca da retirada, pelos EUA, de tarifas adicionais de 25% sobre aço e alumínio, além da liberação de uma cota de 100 mil carros exportados britânicos com taxa de 10%. As demais tarifas permanecem inalteradas.

Em defesa do acordo, o primeiro-ministro Keir Starmer afirmou que a medida visa proteger empregos nas indústrias automobilística e siderúrgica do país.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços dos fertilizantes recuam, mas agricultores ainda enfrentam dificuldades, diz Rabobank

Os preços globais dos fertilizantes recuaram em relação aos picos registrados durante...

Últimas NotíciasDestaque

Pecege projeta recuperação do ATR no Consecana-SP até o fim da safra

Preço mensal do ATR pode superar R$ 1/kg a partir de dezembro;...

Últimas Notícias

Rabobank vê queda quase certa na produção de açúcar do Centro-Sul em 2026/27

Mix mais alcooleiro e menor produção acumulada aumentam incerteza sobre a oferta;...

Últimas Notícias

Produção de açúcar do Centro-Sul recua 7,9% na 1ª quinzena de agosto, aponta ministério

A produção de açúcar do Centro-Sul recuou 7,9% na primeira quinzena de...