Home Últimas Notícias Acordo sobre ICMS sobre combustível pode melhorar o mercado de etanol
Últimas Notícias

Acordo sobre ICMS sobre combustível pode melhorar o mercado de etanol

Compartilhar

Um acordo alcançado pela Suprema Corte brasileira sobre o ICMS sobre a gasolina pode dar melhores condições de mercado para o etanol.O governo federal e os estados concordaram na noite de quarta-feira,14,  com uma proposta de acordo que continuará a limitar o chamado ICMS estadual sobre itens considerados “essenciais”, como óleo diesel, gás natural e gás de cozinha, mas liberará outros.

Não haverá teto específico para alguns bens, incluindo a gasolina, abrindo caminho para que os estados restabeleçam impostos mais altos e recuperem as receitas perdidas. O processo judicial seguiu uma ação do presidente brasileiro Jair Bolsonaro no início deste ano para reduzir o ICMS sobre combustíveis em meio à campanha presidencial.

Os estados que perderam receita recorreram ao STF alegando que a legislação federal que cortava e limitava o ICMS era inconstitucional, uma vez que os tributos estaduais deveriam ser definidos pelos governos locais.

“Em relação à gasolina, espera-se um aumento significativo de preço em janeiro”, disseram os analistas da Raion Consultoria em nota divulgada pela Reuters. O Comsefaz disse sobre o acordo que o etanol e outros biocombustíveis provavelmente teriam status tributário favorável em comparação à gasolina, devido às suas credenciais ambientais.

Após o corte de impostos no início deste ano, o etanol perdeu vantagem de preço sobre a gasolina na bomba no Brasil, onde a maioria dos carros pode usar qualquer um dos combustíveis. Isso levou as usinas brasileiras a priorizar a produção de açúcar, alocando mais cana para fazer o adoçante e menos para produzir etanol. Uma nova mudança na tributação pode impactar o mix de produção da próxima safra de cana no Brasil.

Bolsonaro também eliminou os impostos federais (PIS-Cofins) sobre os combustíveis, que na época prejudicavam mais o etanol, já que a gasolina tinha um tributo maior. O novo governo do esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva, que assume em 1º de janeiro, ainda não decidiu sobre esses impostos.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Fenasucro & Agrocana: 5 motivos para não perder a maior feira mundial de bioenergia

Evento acontece de 12 a 15 de agosto, em Sertãozinho/SP, e reúne...

Últimas Notícias

Usina Cedro inicia oficialmente a moagem da safra 2025/26 em Paranaíba (MS)

O início das operações da usina Cedro, em Paranaíba (MS), aconteceu formalmente...

Últimas Notícias

Etanol de trigo ganha espaço no Brasil com inauguração de usina no Rio Grande do Sul

Tradicionalmente produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol enfrenta limitações em regiões...