O movimento de alta no preço do açúcar cristal branco, que vem sendo verificado no mercado spot de São Paulo desde o início da safra 2023/24, se mantém firme neste começo de maio.
De acordo com os pesquisadores do Cepea, o aumento dos preços se deve ao atraso na produção, em decorrência das constantes chuvas ao longo de abril. Agora em maio, embora o volume das precipitações no estado de São Paulo tenha diminuído, ainda não houve tempo hábil para regularizar a produção nas usinas a ponto de possibilitar um adicional de oferta do cristal para as vendas na pronta-entrega.
Em abril os preços já estavam altos, devido a dificuldade de processamento da cana
Em abril, ass cotações da saca de açúcar cristal branco já estavam altos e, segundo colaboradores do Cepea, o impulso veio de chuvas ao longo do mês em regiões paulistas produtoras de cana-de-açúcar, que dificultaram o transporte da cana das lavouras até as unidades de processamento, interromperam a produção e, consequentemente, reduziram a oferta do açúcar cristal branco em São Paulo.
O Indicador CEPEA/ESALQ encerrou o mês de abril operando na casa dos R$ 147,00/saca de 50 kg, patamar nominal que era observado em meados de fevereiro/22, período da entressafra 2022/23.