Maior participação de açúcar com Icumsa mais elevado pressiona preços pelo terceiro período consecutivo
Maior participação de açúcar com Icumsa mais elevado pressiona preços pelo terceiro período consecutivo
Os preços do açúcar cristal branco seguem em queda no mercado paulista, segundo levantamento do Cepea. Entre 19 e 23 de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ – São Paulo (cor Icumsa de 130 a 180) registrou média de R$ 104,38 por saca de 50 quilos, recuo de 1,56% em relação ao período anterior.
De acordo com agentes consultados pelo Centro de Pesquisas, apesar de a demanda ter se mantido relativamente estável ao longo da semana, as desvalorizações foram influenciadas principalmente pelo fato de as negociações no mercado spot envolverem maior volume de açúcar com Icumsa mais elevado, o que indica menor qualidade do produto. Segundo os pesquisadores, ofertantes têm restringido a disponibilidade do açúcar de melhor qualidade, à espera de uma recuperação dos preços.
Levantamento do Cepea mostra que esta foi a terceira semana consecutiva de queda nos valores médios do açúcar cristal branco. Entre 12 e 19 de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ – São Paulo (cor Icumsa de 130 a 180) ficou em R$ 105,94 por saca de 50 quilos, retração de 1,44% frente ao período anterior.
Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão observada no período esteve associada, sobretudo, à maior participação de açúcar cristal branco com coloração mais elevada (Icumsa até 180, de menor qualidade) nas negociações. Conforme explicam os pesquisadores, a redução dos preços reflete mais uma mudança no perfil de qualidade dos lotes comercializados do que propriamente uma desaceleração da demanda.
No mercado internacional, dados analisados pelo Cepea indicam que as expectativas de superávit global acima de 2 milhões de toneladas na safra 2025/26 pressionaram os contratos futuros do açúcar na ICE Futures, em Nova York. Por outro lado, as primeiras estimativas de menor produção brasileira de açúcar na safra 2026/27, com queda projetada de 3,9%, contribuíram para limitar as baixas nos preços internacionais.
As usinas processadoras de cana-de-açúcar no Brasil estão muito atrasadas em suas...
Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira, 2, pressionados pela perspectiva de...
Perspectiva de superávits globais de açúcar e aumento da produção em Brasil...
Pesquisas reforçam base científica do RenovaBio e abrem caminho para recomendações técnicas...
Excepteur sint occaecat cupidatat non proident