Açúcar
Açúcar cristal branco: mercado spot segue calmo
O mercado do açúcar cristal branco segue calmo no Estado de São Paulo neste início de junho. De acordo com pesquisadores do Cepea, a demanda, de modo geral, não tem mostrado sinais de aquecimento, fator que vem pressionando os valores de negociação da saca do cristal no spot, mesmo diante da oferta restrita de açúcar branco de melhor qualidade, o Icumsa 150.
Do lado das usinas, agentes têm direcionado maiores volumes do produto ao mercado externo. Segundo a Secex (Secretaria da Comércio Exterior), o total de açúcar branco exportado em maio/23 pelo Brasil foi de 140,061 mil toneladas, volume 58% superior ao volume escoado em abril/23 (88,655 mil toneladas).
Oferta restrita
Na semana passada, a evolução da oferta do açúcar cristal de melhor qualidade ainda era limitada no estado de São Paulo, contexto que mantém os preços em alta.
Em maio, o Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, mercado paulista, teve média de R$ 148,82/saca de 50 kg, elevação de 5,52% frente ao de abril. De acordo com informações do Cepea, usinas paulistas priorizaram a entrega dos contratos anteriormente negociados, tanto para o mercado interno quanto externo. Quanto à demanda, apesar de não mostrar sinais de aquecimento, não foi suficiente para pressionar os valores da saca do cristal.
Cadastre-se e receba nossa newsletter