Home Etanol Açúcar e Etanol: preços voltam a subir
EtanolÚltimas Notícias

Açúcar e Etanol: preços voltam a subir

Compartilhar

Os preços do açúcar e etanol voltaram a subir no mercado doméstico em março após registrarem queda em janeiro e fevereiro.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em conjuntura mensal sobre a cana-de-açúcar, divulgados pela Agência Estado, mostram que o avanço do adoçante segue o comportamento do mercado externo, em um movimento influenciado pelo aumento das cotações de petróleo, mas a chegada da próxima safra de cana no Centro-Sul e a valorização do real devem limitar a alta do produto.

Quanto ao etanol, a alta do petróleo e a maior competitividade do biocombustível frente à gasolina impulsionaram os preços. “Além disso, o avanço no controle de covid-19 também favorece a perspectiva de fortalecimento do consumo no início da safra 2022/23”, afirma.

Segundo estimativa da Conab, o Brasil produzirá 568,4 milhões de toneladas de cana na safra 2021/22, 13,2% a menos do que na temporada anterior. “Essa redução se deve a uma menor área cultivada aliada a uma menor produtividade dos canaviais em razão da seca e das geadas do último inverno”, afirma entidade.

A companhia destaca que nos 11 meses da safra 2021/22 (abril de 2021 a fevereiro de 2022) as exportações de açúcar do país registraram queda anual de 18,8%, a 24,5 milhões de toneladas, e as de etanol recuaram 41,4% na mesma comparação.

“De acordo com a análise da Conab, o menor volume de venda para o mercado externo é explicado pela quebra da produção na temporada e por problemas logísticos no transporte marítimo internacional”, explica nota da companhia.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...