Os contratos futuros de açúcar negociados na ICE fecharam em baixa na última sexta-feira, 23, devido a preocupações crescentes sobre uma desaceleração econômica global, em um cenário de aumento das taxas de juros, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters.
O açúcar bruto para outubro caiu 0,21 centavo, ou 1,1%, indo para 18,28 centavos de dólar por libra-peso. Os negociantes disseram à Reuters que o mercado tem algum apoio do aperto de oferta de curto prazo em açúcar bruto e branco, embora ainda se espere um superávit global na temporada 2022/23.
Uma mudança para o uso de mais cana para produzir açúcar em vez de etanol no principal país produtor, o Brasil, também deve garantir que haja ampla oferta no médio prazo.
A Fitch Solutions disse em nota que, à medida que as perspectivas para a economia global continuam a enfraquecer e as expectativas de uma política monetária mais apertada continuam a aumentar, as perspectivas para os preços do açúcar permanecem sombrias, com mais açúcar desviado para adoçantes, em vez de produção de etanol.
O açúcar branco com vencimento em dezembro também caiu US$ 4,20, ou 0,8%, indo a US$ 532,70 por tonelada.