Açúcar
Açúcar: preços se consolidam com usinas da Índia exigindo permissão para exportação de açúcar
Os preços do açúcar na terça-feira fecharam ligeiramente em alta, recuperando-se um pouco da mínima semanal de segunda-feira. Os preços do açúcar foram subcotados na terça-feira pela renovada demanda das usinas de açúcar da Índia para que o governo lhes permitisse exportar 2 milhões de toneladas de açúcar imediatamente devido ao excedente do país.
O contrato do açúcar bruto com vencimento em março teve alta de 0,12 centavo de dólar, ou 0,5%, indo a 22,08 centavos de dólar por libra-peso. O contrato do açúcar branco com vencimento em dezembro subiu 0,7%, para US$ 564,20 por tonelada.
As previsões de chuva no Centro-Sul do Brasil esta semana podem aliviar as preocupações com a seca e são pessimistas para os preços do açúcar. O meteorologista Climatempo previu chuvas para esta semana no Centro-Sul do Brasil, o que manteria as temperaturas mais amenas e melhoraria os níveis de umidade do solo.
Os preços do açúcar foram subcotados depois que a Unica informou na sexta-feira passada que a produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil durante a primeira quinzena de outubro aumentou +8% a/a para 2,443 milhões de t. Além disso, a produção acumulada de açúcar Centro-Sul em 2024/25 até a primeira quinzena de outubro aumentou +1,9%, para 35.591 milhões de t.
Uma posição longa excessiva por parte dos fundos no açúcar de Londres pode alimentar uma liquidação longa e exacerbar qualquer descida dos preços. O relatório semanal do Commitment of Traders (COT) da última sexta-feira mostrou que os fundos aumentaram suas posições líquidas compradas em açúcar em Londres em 954 na semana encerrada em 22 de outubro, para 42.351 posições líquidas compradas, o maior desde o início dos dados em 2011.
Cadastre-se e receba nossa newsletter