Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Açúcar: preços sobem enquanto preocupações com oferta global estimulam compras de fundos

Publicado

em

Os preços do açúcar subiram acentuadamente na segunda-feira e registraram máximas em uma semana. As preocupações com a oferta global de açúcar desencadearam a compra de futuros de açúcar por fundos e estão a apoiar os preços. Na terça-feira passada, a Federação Nacional de Fábricas Cooperativas de Açúcar informou que a produção de açúcar da Índia de 1º de outubro a 31 de dezembro caiu 7,6%  para 11,2 milhões de toneladas.

Assim, os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE subiram 3%. Os contratos com vencimento em março subiram 0,63 centavo de dólar, para 21,74 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato de açúcar branco com vencimento em março subiu 2,4%, para US$ 621,70 por tonelada.

A produção reduzida de açúcar na Índia é um fator de alta. O Departamento de Meteorologia da Índia disse que as chuvas de monções deste ano (junho-setembro) foram 6% abaixo da média, as chuvas de monções mais fracas em 5 anos. A Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA) informou na segunda-feira que a produção de açúcar da Índia em 2023/24, de 1º de outubro a 15 de dezembro, caiu 10,7% para 7,41 milhões de t.

Para o ano de comercialização completo, a ISMA previu em 15 de dezembro a produção de açúcar da Índia em 2023/24 em 32,5 milhões de toneladas, uma queda de -11,2% em relação aos 36,6 milhões de toneladas em 2022/23. Em Outubro, a Índia prolongou as restrições às exportações de açúcar a partir de 31 de Outubro até novo aviso, numa tentativa de manter o abastecimento interno adequado. A Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar durante a temporada 2022/23, até 30 de setembro, depois de permitir que exportassem um recorde de 11,1 milhões de toneladas na temporada anterior.

Em 26 de dezembro, o açúcar de Nova York registrou o menor nível em 10 meses, uma vez que os preços foram atingidos nas últimas seis semanas depois que o Brasil aumentou sua produção de açúcar. Na terça-feira passada, a Unica informou que a produção de açúcar Centro-Sul do Brasil aumentou +205% a/a na primeira quinzena de dezembro e que a produção de açúcar na safra 2023/24 até meados de dezembro aumentou +25,2% a/a para 41.746 MMT. Enquanto isso, o Brasil exportou 3,7 milhões de toneladas de açúcar em novembro, marcando um novo recorde para o mês.

As pressões de liquidação comprada pesaram sobre os preços do açúcar, já que o relatório do Compromisso Semanal dos Traders (COT) da última sexta-feira mostrou que os gestores de recursos reduziram suas posições compradas líquidas de açúcar no London ICE para uma baixa de 22 meses de 9.534 na semana encerrada em 2 de janeiro.

Um fator negativo para o açúcar foram as notícias recentes de que o Ministério da Alimentação da Índia orientou as usinas de açúcar locais a pararem de usar suco e xarope de cana-de-açúcar para produzir etanol no ano de fornecimento de 2023/24 para aumentar as reservas de açúcar. Especialistas em commodities do Green Pool disseram que isso poderia adicionar 2 milhões de toneladas de açúcar ao abastecimento interno da Índia.

Com informações da Barchart

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading