Home Últimas Notícias Açúcar se consolida acima com suporte do clima na Índia e da produção brasileira de etanol
Últimas NotíciasMercado

Açúcar se consolida acima com suporte do clima na Índia e da produção brasileira de etanol

Compartilhar

Preocupações com a safra indiana e maior destinação da cana para o etanol no Brasil sustentam os preços do açúcar, apesar das perspectivas de oferta global mais confortável

Os contratos futuros do açúcar consolidaram-se acima das mínimas de dois meses registradas no início da semana, com o mercado encontrando suporte em preocupações climáticas na Índia e na maior destinação da cana para a produção de etanol no Brasil.

Entre os fatores de sustentação, seguem as preocupações com o desempenho das monções na Índia, segundo maior produtor mundial de açúcar. O Departamento Meteorológico do país informou que o volume acumulado de chuvas estava 42% abaixo da média até 24 de junho. Além disso, o Ministério de Ciências da Terra alertou que esta poderá ser a temporada de monções mais fraca dos últimos 11 anos, aumentando o risco de redução na produtividade dos canaviais. A temporada de chuvas no país ocorre entre junho e setembro.

Brasil e El Niño mantêm mercado atento

Outro fator de suporte veio do Brasil. Dados da UNICA mostram que a produção de açúcar do Centro-Sul alcançou 6,838 milhões de toneladas até maio, volume 2% inferior ao registrado no mesmo período da safra anterior. No mesmo intervalo, a participação da cana destinada à produção de açúcar caiu para 41,42%, ante 50,09% no ciclo anterior, enquanto a parcela direcionada ao etanol aumentou para 58,38%.

Esse cenário levou a consultoria Czarnikow a revisar sua projeção para o balanço global de açúcar da safra 2026/27, passando de um superávit de 1,4 milhão de toneladas para um déficit de 100 mil toneladas, refletindo a expectativa de maior produção de etanol pelas usinas brasileiras em meio à valorização recente do petróleo.

O mercado também acompanha a evolução do fenômeno El Niño. Na semana passada, a Agência Meteorológica do Japão confirmou a formação do fenômeno no Pacífico Equatorial, aumentando as preocupações com possíveis impactos sobre o regime de chuvas no Brasil, Índia e Tailândia, principais regiões produtoras de açúcar. A agência meteorológica da Índia reduziu sua estimativa para as chuvas da temporada de monções para 90% da média histórica, enquanto a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) estima 67% de probabilidade de ocorrência de um Super El Niño neste ano.

Apesar desses fatores de sustentação, o mercado continua monitorando as perspectivas para a oferta global. A Organização Internacional do Açúcar (ISO) projeta um déficit global de 262 mil toneladas na safra 2026/27, enquanto a StoneX estima déficit de 550 mil toneladas e a Covrig Analytics reduziu sua previsão de superávit para 100 mil toneladas.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do petróleo sobem com mercado de olho no Estreito de Ormuz

Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira, 27, enquanto os...

etanol
Últimas Notícias

Opção por etanol nos carros flex patina e impacta mercado de açúcar, diz Datagro

O etanol hidratado tem sido utilizado neste ‌ano por apenas 29% da...

açucar
Últimas Notícias

Açúcar sobe mais de 2% com projeções de menor oferta global

Produção da União Europeia deve cair 19% em 2026/27, enquanto Green Pool...

Últimas Notícias

Etanol de cereais avança sobre novas fronteiras e abre espaço para o sorgo

Com 29 usinas em operação e 27 novos projetos em desenvolvimento, indústria...