Últimas Notícias
Açúcar tem leve recuperação e chega a 27,03 centavos de dólar por libra-peso
Os futuros de açúcar bruto na ICE encerraram a semana com ganho líquido de 1% em um cenário de avanços nas commodities, em meio a sinais do fim do ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos. Na sexta-feira, 13, o contrato do açúcar bruto com vencimento em março fechou em alta de 0,68 centavo de dólar, ou 2,6%, indo a 27,03 centavos de dólar por libra-peso. Por sua vez, o contrato do açúcar branco com vencimento em dezembro subiu US$ 16,10, ou 2,3%, para US$ 727,30 por tonelada.
Segundo análise da Barchart, o aumento de 5% nos preços do petróleo bruto de sexta-feira, para uma alta de 1 semana, desencadeou uma recuperação no açúcar. Os preços mais elevados do açúcar beneficiam os preços do etanol e podem levar as usinas de açúcar do mundo a desviar mais a moagem de cana para a produção de etanol em vez de açúcar, reduzindo assim a oferta de açúcar.
O açúcar estava sob pressão desde terça-feira, quando a Unica informou que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil na segunda quinzena de setembro aumentou +98% a/a, para 3,364 milhões de t e que a produção de açúcar na safra 2023/24 até setembro aumentou 23,8% para 32.615 milhões de t. Além disso, 49,54% da cana moída foi utilizada para a produção de açúcar este ano, um aumento em relação aos 45,46% do ano passado.
Os operadores disseram à Reuters, que o mercado continuou recebendo apoio devido às preocupações de que o El Niño reduza a produção nos principais países produtores asiáticos, incluindo Índia e Tailândia.