Home Últimas Notícias GranBio e Honeywell produzirão combustível de aviação sustentável e neutro em carbono
Últimas Notícias

GranBio e Honeywell produzirão combustível de aviação sustentável e neutro em carbono

Foto/Ilustração (WikiMidiaCommons)
Compartilhar

A GranBio e a Honeywell anunciaram nesta quarta-feira, 11, que combinarão a tecnologia de Ethanol to Jet (ETJ) da Honeywell com a tecnologia AVAP de etanol celulósico da GranBio para produzir combustível de aviação sustentável (SAF) neutro em carbono, feito a partir de resíduos de biomassa, na próxima planta de demonstração da GranBio nos EUA.

O processo AVAP patenteado da GranBio converte biomassa, incluindo resíduos florestais e agrícolas, em açúcares puros, de baixo custo e baixa intensidade de carbono, lignina e nanocelulose e viabiliza a produção de SAF neutro em carbono. Os açúcares celulósicos são convertidos em SAF, por meio da tecnologia ETJ da Honeywell, e em coprodutos bioquímicos por meio de um processo separado.

Usando etanol derivado de biomassa florestal do processo AVAP como matéria-prima, o combustível de aviação produzido por meio do processo de etanol para combustível de aviação da Honeywell pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 100% com base no ciclo de vida total, em comparação com o combustível de aviação à base de petróleo, segundo uma análise do ciclo de vida realizada pela Michigan Tech.

“Combinar nossa experiência em biorrefinaria com a experiência da Honeywell no desenvolvimento e dimensionamento de tecnologias de combustível ajudará a garantir as metas de fornecimento de SAF, ao mesmo tempo que apoiará a missão da GranBio de fornecer soluções integradas de cadeia de valor em todo o mundo para SAF neutro em carbono a partir de biomassa”, disse o CEO da GranBio, Bernardo Gradin.

“A tecnologia AVAP tem um grande potencial, dependendo da matéria-prima e da configuração da planta, de viabilizar SAF com pegada negativa de carbono, de acordo com a análise atual de ciclo do carbono”, detalha o CEO.

Ele ainda acrescenta que, por conta dos vastos resíduos florestais e agrícolas disponíveis para matérias-primas, há um “enorme potencial” para modernizar instalações ociosas de celulose e papel nos EUA, revitalizando as cadeias de valor florestais e a produção rural com grande impacto social, ambiental e econômico.

“A matéria-prima de baixo carbono da GranBio, aliada à experiência em SAF da Honeywell, ajudará a descarbonizar as viagens aéreas”, disse o presidente da Honeywell Performance Materials and Technologies para a América Latina, José Fernandes.

“Nosso avançado processo ETJ já está pronto e se baseia na experiência de quase vinte anos da Honeywell em combustíveis renováveis. As soluções de combustíveis renováveis da empresa, incluindo o ETJ, incorporam projetos integrados e modulares, que permitem que produtores como a GranBio construam a nova capacidade de SAF mais de um ano mais rápido do que é possível com abordagens de construção tradicionais”, completa.

A tecnologia AVAP da GranBio tem o objetivo de permitir que a produção mundial de SAF Net Zero – utilizando matérias-primas de biomassa abundantes e de baixo custo e diversificação de fluxos de renda por meio de produtos de valor agregado além do SAF – proporcionem vantagem de custo significativa em comparação com outros produtores do biocombustível de aviação.

Foco em reduções de emissões

A Avapco, subsidiária da GranBio, foi selecionada pelo Departamento de Energia dos EUA para receber um subsídio de US$ 80 milhões que apoiará a planta de demonstração. A unidade produzirá aproximadamente 2 milhões de galões por ano de SAF no início das operações, em 2026.

Por sua vez, a Honeywell oferece soluções em uma variedade de matérias-primas para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis, incluindo SAF. Além do Honeywell UOP Ecofining, o portfólio de combustíveis renováveis da Honeywell inclui o Ethanol to Jet e o recentemente anunciado Honeywell UOP eFining, que converte hidrogênio verde e dióxido de carbono eFuels.

A Honeywell se comprometeu recentemente a alcançar a neutralidade de carbono nas suas operações e instalações até 2035. Este compromisso se baseia no histórico da empresa de redução acentuada da intensidade de gases do efeito estufa nas suas operações e instalações. Cerca de 60% do investimento em pesquisa e desenvolvimento de introdução de novos produtos da Honeywell em 2022 foi direcionado para resultados orientados a ESG para os clientes.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...