Home Destaque Adecoagro faz venda inédita de certificado de gás natural renovável
DestaqueÚltimas NotíciasUsinas

Adecoagro faz venda inédita de certificado de gás natural renovável

adecoagro
Compartilhar

A Adecoagro, empresa com braço sucroenergético e alimentos, anunciou que fez a venda de um novo tipo de certificado de energia renovável – os GAS-REC –  primeira comercialização de gás natural renovável do Brasil. A venda foi realizada para a Metso Outotec.

Com sede na Finlândia e atuação em 50 países, a empresa compradora é pioneira em tecnologias sustentáveis, soluções e serviços para os setores de processamento de minerais, agregados e refino de metais em todo o mundo. Ao todo, foram emitidos 25 mil certificados nesta primeira negociação, que correspondem a 1 milhão de BTU por certificado (equivalentes a 29,4Nm3 de metano).

A lógica é parecida à dos I-RECs, que asseguram que cada megawatt-hora gerado é proveniente de uma fonte de energia renovável. No caso do GAS-REC, a fonte é o biogás produzido a partir da vinhaça concentrada, um subproduto do etanol. O certificado garante o rastreamento do energético gerado e distribuído em usinas pelo país, chegando até o ponto de consumo.

A unidade de biogás da Adecoagro, instalada na usina Ivinhema no Mato Grosso do Sul em parceria com a Methanum, é a única do Brasil a ser certificada pelo Instituto Totum no Programa de Certificação de Gás Natural Renovável. Este programa realiza o sistema de rastreamento por meio de entradas e saídas, e assegura que não existe dupla-contagem (nem duplo beneficiário) do atributo ambiental do biogás ou biometano.

Para Renato Junqueira Santos Pereira, Vice Presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro no Brasil, além de ser um importante pilar de ESG da Companhia, a comercialização do GAS-REC é uma estratégia para potencializar alternativas e novos modelos de negócios pautados pela produção sustentável.

“Realizamos a primeira transação de Créditos de Descarbonização, os CBIOs, na B3 e, agora, a primeira comercialização de certificados de GAS-REC. Além do potencial de expansão do Programa, que neste momento utiliza cerca de 4% da produção de biogás da unidade, desenvolvemos uma estratégia que contribui diretamente com a proposta assinada por mais de 100 países, incluindo o Brasil, na COP26, de reduzir em até 30% as emissões de metano (CH4) entre 2020 e 2030”, ressalta o executivo.

Biometano abastecerá 13 veículos da frota da Adecoagro em 2022

A fabricação de biogás da Adecoagro é realizada através da vinhaça concentrada, destinada a um aquecedor que troca calor com a água da turbina de condensação, gerando menor consumo de vapor e uma exportação de energia adicional de 6 mil MWh/ano.

A Companhia conta com um acordo com a GEF Biogás Brasil – liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), com foco em iniciativas de interesse da área agroindustrial relacionadas à produção de biogás.

“Empresas consumidoras de gás estão em busca de certificados de origem que atestem sua contribuição para a produção de biocombustíveis e o GAS-REC tem esse objetivo: diminuir a pegada de carbono das empresas consumidoras”, indica Fernando Giachini Lopes, diretor do Instituto Totum, idealizador do Programa e responsável pela certificação.

Segundo Felipe Maldonado Antunes, Diretor de Meio Ambiente – Metso Outotec Finland, em linha com nossas metas e iniciativas globais relativas à redução de CO2, a empresa decidiu dar início ao processo de aquisição de Certificados de GAS-REC junto a Adecoagro suas  operações do Brasil.

“Atualmente temos 90% do nosso consumo global de eletricidade coberto por Certificados de Energia Renovável (REC, iREC e GO), porém essa se trata da primeira iniciativa da Metso Outotec referente ao GAS-REC. A expectativa é muito positiva, considerando as reduções das nossas emissões globais de CO2, bem como a possibilidade de ampliarmos a quantidade de certificados e abrangência desta iniciativa para outras operações do Brasil”, comenta Felipe Maldonado Antunes, Diretor de Meio Ambiente – Metso Outotec Finland.

O custo de cada certificado foi de R$ 1,80. Segundo a empresa, existem outros interessados para negociar os certificados que serão gerados durante esta safra.

A Metso é o primeiro cliente e já tem intenções de ampliar as compras. As operações do Brasil serão as primeiras da multinacional, que estuda a possibilidade de ampliar a aquisição de GAS-REC para as demais unidades para outras plantas da Europa.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...