Conecte-se conosco
 

Destaque

Adecoagro investe em agricultura 4.0 e beneficia 11 cidades de MS

Publicado

em

Grupo sucroenergético proporciona conectividade 4G para produtores e moradores do Mato Grosso do Sul

Cerca de 750 equipamentos já estão conectados e a companhia estima finalizar 2021 com 1.300 interagindo em tempo real. Divulgação – Adecoagro

A Adecoagro, um dos principais grupos sucroenergéticos do Brasil, foi além do investimento em agricultura digital para seu negócio. A companhia implementou um projeto que se estende a quase 1 milhão de hectares cobertos, atendendo toda a área produtiva da Adecoagro, de cerca de 180 mil hectares de canaviais, beneficiando também 11 cidades do Mato Grosso do Sul com o 4G da TIM, interligando equipamentos, pessoas e comunidades.

Em parceria com a operadora TIM, o projeto de conexão vai proporcionar uma solução de conectividade aberta, escalável e global. O grande diferencial é a utilização da rede 4G na frequência de 700 MHz, a mesma tecnologia disponível em todo o país, uma frequência aberta e democrática.

“O desafio de interligar em tempo real nossos equipamentos no campo abriu a oportunidade de desenharmos uma parceria muito maior, que agregou outras soluções nessa mesma rede, já que a infraestrutura instalada conecta também quase 200 mil pessoas dos municípios de Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Deodápolis, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, Distrito Amandina, Distrito Ipezal, Jateí e Naviraí”, destaca Renato Junqueira Santos Pereira, VP Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro.

A integração entre equipamentos e o COA – Centro de Operações Agrícolas da Adecoagro proporciona agilidade na tomada de decisão, aumentando a eficiência e a sustentabilidade dos processos, que ganham celeridade com a redução de deslocamento das equipes de campo para o escritório.

Atualmente, o COA já está conectado a todas as frentes de colheita (colhedoras, transbordo e caminhões canavieiros) e também com tablets e celulares com aplicativos de apontamento agrícola e segurança perimetral, visualizando a operação online por meio da rede.

Cerca de 750 equipamentos já estão conectados e a companhia estima finalizar 2021 com 1.300 interagindo em tempo real.

Campo e comunidade conectados

As operações da Adecoagro começaram em 2019, já contando com três torres com 100 metros de altura em funcionamento. A Companhia investiu na implantação de mais seis estruturas similares, enquanto a operadora cuidou da instalação de outras três torres e do fornecimento do sistema de comunicação de dispositivos móveis e soluções de Internet das Coisas (IoT).

O investimento viabilizou a cobertura 4G nas áreas de produção de cana e industrial, chegando a mais de 100 mil pessoas nas comunidades do entorno.

Entre os benefícios em desenvolvimento a partir da chegada do 4G no campo estão o compartilhamento de mapas de agricultura de precisão, facilitando o acesso das operações agrícolas aos dados de AP, bem como o Projeto JD-link, uma solução para preparo de solo e manutenção automotiva.

O projeto da Adecoagro visa, nos próximos anos, outras aplicações e ganhos de eficiência, como instalar estações meteorológicas conectadas via rede NBIoT. Essa iniciativa tem como benefício conectar e montar um ecossistema de estações com dados climáticos de microrregiões, possibilitando obter informações que irão aprimorar ainda mais o planejamento agrícola da Companhia.

A operação da Adecoagro conta com a ativação da plataforma Narrow Band IoT (NB-IoT), que amplia em mais de 40% o alcance da cobertura da rede, além de consumir menos bateria, sendo fundamental para aplicações de Internet das Coisas.

Para as empresas, mais do que conectar equipamentos, é preciso pensar na digitalização de comunidades, aumentando o acesso à inclusão digital. O 4G permite uma democracia da conectividade, valorizando ações relacionadas não só ao trabalho no campo como também à educação e ao entretenimento.

A conexão entre pessoas também é fundamental para dar espaço a novas iniciativas em tecnologia, viabilizando o futuro da agricultura conectada, ou 4.0.

“Acreditamos na força do campo e na capacidade de levar conectividade onde for necessário. A Adecoagro, com sua postura visionária, foi um dos nossos primeiros clientes 4G TIM no Campo e é um excelente exemplo de como a digitalização da agricultura através do 4G pode levar a inclusão digital da população rural e urbana da região”, comenta Alexandre Dal Forno, Head de Marketing e ioT da TIM Brasil.

No Brasil desde 2004, a Adecoagro atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 14,2 milhões de toneladas de cana por safra.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade