Home Destaque Agroindústria Novo Milênio passará a produzir açúcar em uma de suas unidades na safra 2025/26
DestaqueÚltimas Notícias

Agroindústria Novo Milênio passará a produzir açúcar em uma de suas unidades na safra 2025/26

Compartilhar

A Agroindústria Novo Milênio, que possui duas unidades que processam cana-de-açúcar para produção de etanol e energia, anunciou que está prestes a inaugurar sua primeira fábrica de açúcar na unidade de Mirassol D’Oeste, Mato Grosso. A inauguração está prevista para maio de 2025 e reflete o compromisso da empresa com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

Hoje, a companhia tem capacidade de moagem instalada para 3 milhões de tonelada de cana. Na safra 2024/25, a companhia revelou, em entrevista à RPAnews, que processou 2.368.277 toneladas, o que representa uma queda em relação a temporada anterior. Embora a seca tenha impactado a companhia, a média de produtividade foi de 85 t/ha, o que, segundo Ana Lúcia Chuina, diretora-presidente do Grupo Novo Milênio, demonstra a eficácia das práticas agrícolas.

“A seca foi um fator decisivo que impactou tanto a produtividade quanto a qualidade da cana, tornando esta safra particularmente desafiadora. No entanto, com dinamismo e resiliência, todas as áreas da companhia se mobilizaram para superar os obstáculos. Agimos de forma proativa no combate aos focos de incêndio, garantindo que os canaviais fossem preservados e minimizando possíveis prejuízos.  Além disso, aplicamos tecnologias avançadas, como drones para monitoramento, irrigação de precisão e manejo integrado de pragas, o que contribui para a produtividade e sustentabilidade”, adiciona a executiva.

A companhia, que processa cana própria e cana de fornecedores, produziu na temporada 2024/25, 218,75 milhões de litros de etanol, somando hidratado e anidro, produtos que são comercializados em sua maioria para consumo interno. A cogeração de energia na temporada foi de 2.791,01 MWh na unidade de Mirassol e 17.871,36 MWh na unidade Lambari.

Usina Mirassol/Foto: divulgação

Fábrica de açúcar fortalecerá caixa da companhia 

Com a inauguração da fábrica de açúcar em Mirassol D’Oeste, a empresa espera diversificar o mix de produtos, inicialmente com uma capacidade de produção de 100 mil toneladas de açúcar já safra 2025/26. As obras e instalações, de acordo com a executiva, se encontram a todo vapor e dentro do cronograma de projetos. A expectativa, segundo Ana Lúcia Chuina, diretora-presidente do Grupo Novo Milênio., é realizar os testes iniciais no mês de abril.

“A inauguração da fábrica representa não apenas uma expansão significativa para o grupo, mas também um impulso para o desenvolvimento econômico e social da região. A inauguração da unidade é um passo importante na estratégia de crescimento do Grupo Novo Milênio, que busca expandir suas operações e consolidar-se como um dos principais players no mercado de açúcar. “Este é um momento histórico para o Grupo Novo Milênio. Estamos investindo em inovação e sustentabilidade para garantir uma produção eficiente, responsável e de alta qualidade”, afirma Ana Lúcia.

A unidade terá condições de produzir açúcar cristal 150 U.I e açúcar bruto VHP para o mercado. A opção dependerá da estratégia comercial adotada pela companhia. Segundo a executiva, a nova planta fortalecerá o fluxo de caixa, permitindo maior competitividade e mitigando a volatilidade dos preços do etanol.

Embora haja expectativa de melhora dos preços do etanol, como já está sendo visto nos postos de gasolina, a empresa, que atuava até então apenas como destilaria de etanol e cogeradora de energia, prevê uma recuperação moderada nos preços do biocombustível ou pelo menos equivalência, apoiada pelo aumento na mistura obrigatória e no consumo interno.

“A aprovação da lei do Combustível do Futuro deve fortalecer os preços do etanol, aumentando a demanda pelo biocombustível misturado à gasolina. Temos trabalhado para otimizar custos e aumentar a eficiência industrial, utilizando bagaço e vinhaça como subprodutos energéticos, alinhados às práticas ESG”, disse à RPAnews.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...