Home Últimas Notícias Agronegócio está entre os setores mais admirados, revela pesquisa sobre a imagem do setor pelos brasileiros
Últimas Notícias

Agronegócio está entre os setores mais admirados, revela pesquisa sobre a imagem do setor pelos brasileiros

CNA, agro
Imagem/Ilustrativa (CNA Agro)
Compartilhar

Resultado é recorte de levantamento idealizado pelo Movimento Todos a Uma Só Voz. Íntegra da pesquisa pode ser consultada a partir de hoje, 28 de setembro, no site do Movimento

O Agro está entre os setores mais admirados (68%) entre os entrevistados brasileiros, é o que mostra a pesquisa inédita intitulada “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro”, idealizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz. A maior perda na comparação é para o setor de Saúde. O resultado é parte do levantamento, que foi divulgado na íntegra na manhã de hoje, 28 de setembro, durante apresentação dos resultados na Fundação Dom Cabral (FDC).

A pesquisa mostra ainda que 43% dos entrevistados possui grande envolvimento com o Agro, sendo o setor considerado como muito importante para o dia a dia desse perfil – que tem uma proximidade com o setor por ter familiar trabalhando no Agro ou já ter atuado. 24% possui médio conhecimento e médio envolvimento com o Agro e 33% representa o perfil mais distante do Agronegócio. Esse distanciamento se dá pelo baixo envolvimento e conhecimento do Agro.

Ainda sobre algumas percepções, a imagem dos brasileiros mais associada ao Agro é Alimento (78%). No total da amostra, com 4.215 entrevistas, a maioria (65%) declarou ter uma atitude positiva em relação ao Agro. Quem já trabalhou ou tem parentes que trabalham no Agronegócio tendem a avaliar o setor de maneira mais positiva: 84% e 80%, respectivamente.

Pontos de Atenção

O grupo distante ou desfavorável ao setor representa uma parcela significativa da população (33%). Este grupo é composto por 51% de respondentes na faixa de 15 a 29 anos: um público mais jovem e que é o consumidor do futuro. De uma maneira geral, a faixa etária de 30 a 59 anos tendeu a ser mais crítica que o total da amostra em aspectos ambientais. Para 38% das pessoas nesta faixa etária, o Agro é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais do País, o dobro do total da amostra (19%).

E, ainda nesta faixa etária, para 31%, o Agro faz uma má utilização dos recursos hídricos, quase o triplo do total da amostra (11%). “Este momento é uma janela de oportunidades para o Agro se comunicar. As empresas e associações do Agronegócio precisam contar mais suas histórias de sucesso”, avalia o Coordenador Geral da Pesquisa, Paulo Rovai.

Para admirar é preciso conhecer

Rovai explica que a pesquisa é um raio-x abrangente para entender, de forma realista e embasada por uma metodologia robusta, o que os brasileiros pensam sobre o Agronegócio.

Ainda de acordo com ele, o levantamento faz parte do projeto de construção da marca “Agro Brasil” que pretende estimular a empatia dos brasileiros pelo Agro para ajudar a fortalecer o setor e gerar novas oportunidades.

Rovai aponta que, atualmente, não há dados públicos sobre a percepção dos brasileiros sobre o setor, já que só existem pesquisas privadas sobre o tema, de acesso limitado aos contratantes e não abertas ao mercado. A íntegra da pesquisa pode ser consultada no site do Movimento Todos a Uma Só Voz: www.todosaumasovoz.com.br

Amostra nacional

As perguntas da pesquisa foram aplicadas em uma amostra nacional, com 4.215 entrevistas, para representar os principais estratos e perfis da sociedade brasileira, e realizada pela Brazil Panels – considerado o maior painel digital do País, com mais de 2 milhões de pessoas cadastradas e ativas.

Essa amostra seguiu as cotas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para gênero, idade, classe social (por faixa de renda familiar) e regiões geográficas.

No total, a pesquisa contemplou entrevista com mulheres (52%) e homens (48%) com pessoas entre 15 a 29 anos (30%); 30 a 59 anos (52%) e mais de 60 anos (18%), divididas nas classes A (1%), B (11%), C (39%) e D/E (49%) nas Sudeste (42%), Nordeste (26%), Sul (14%), Norte (9%) e Centro-Oeste (9%).

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...