Home Últimas Notícias Alckmin defende a ampliação do uso de etanol e biodiesel em combustíveis
Últimas Notícias

Alckmin defende a ampliação do uso de etanol e biodiesel em combustíveis

O Governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assina termo de cooperação entre o Instituto Ayrton Senna, Secretaria da Educação e Artesp. Data: 05/04/2018 Local: São Paulo/SP Foto: Governo do Estado de São Paulo
Compartilhar

O vice-presidente Geraldo Alckmin esteve no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 26, e defendeu a ampliação do mercado para o biodiesel no Brasil. Ele destacou que a marca B15, mistura de 15% de biodiesel ao diesel puro, foi antecipada para 2025 por decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no final do ano passado.

Anteriormente o aumento da taxa de biocombustível estava prevista para 2026. O CNPE também definiu que, a partir de 1º de março, a mistura passa de 12% para 14%.

A manifestação do vice-presidente ocorreu durante o lançamento da pedra fundamental de uma usina de etanol em Viadutos, município de 4,8 mil habitantes localizado no norte do Rio Grande do Sul. A construção da unidade industrial terá investimento de R$ 800 milhões e será conduzida pelas empresas Conexão Sul Brasil Holding, na captação de recursos, e FZ BioEnergia. O futuro empreendimento gerará etanol a partir do milho, triticale, cevada e trigo.

“Já está decidido, em março será B14 e, no ano que vem, B15. Haja indústria para processar tudo isso. Quem ganha é o meio ambiente, por que você está trocando o diesel por uma energia mais limpa, que é o óleo vegetal. Além disso, em vez de importar o diesel dos Estados Unidos, vamos fabricar aqui no Brasil, e uma energia mais limpa”, disse Alckmin, em entrevista coletiva.

Segundo o vice-presidente, a porcentagem de mistura de etanol na gasolina também deve aumentar de 27,5% para 30%, conforme proposta apresentada em setembro de 2023. O índice é uma oportunidade ao norte gaúcho, que dá os primeiros passos na construção de usinas de etanol: três das cinco licenciadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estão na região norte (Carazinho, Passo Fundo e Viadutos).

No lançamento, o prefeito de Viadutos, Claiton dos Santos Brum (PTB), afirmou que o orçamento do município deve crescer de quatro a cinco vezes a partir do início do funcionamento da usina. Hoje, o orçamento anual da cidade é de R$ 34 milhões. O empreendimento deve começar a ser construído em fevereiro, com conclusão estimada para o fim de 2025.

Segundo José Fortunati, sócio-administrador da FZ BioEnergia, responsável pela obra, a empresa planeja agregar 10 mil pequenos produtores rurais da região. “Teremos emprego direto, ou seja, é algo que certamente vai mudar a cara não somente de Viadutos, mas de toda a região, contribuindo para o desenvolvimento, geração de emprego e renda e, principalmente, fazendo com que os municípios possam ter ainda mais recursos através da arrecadação de tributos”, afirmou.

Zero Hora/Mateus Leal e Julia Possa

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Açúcar: preços do cristal seguem em queda e atingem menor patamar desde 2021

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado spot...

Últimas Notícias

Preços do etanol encerram junho em alta no mercado paulis

Os preços tanto do etanol hidratado, quanto anidro, subiram no encerramento de...

IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...