Home Açúcar Preços do açúcar pressionados pela maior produção de açúcar no Brasil
AçúcarÚltimas Notícias

Preços do açúcar pressionados pela maior produção de açúcar no Brasil

Compartilhar

Os preços do açúcar na segunda-feira fecharam em baixa pela terceira sessão. O contrato do açúcar bruto com vencimento em março fechou em queda de 0,24 centavo de dólar, ou 1%, a 23,53 centavos de dólar por libra-peso. O contrato do açúcar branco com vencimento em março caiu 0,9%, para US$ 662,10 por tonelada.

Os especuladores reduziram suas posições vendidas em futuros de açúcar bruto na ICE na semana encerrada em 23 de janeiro, informou a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) na sexta-feira, 26.

A Unica informou na quinta-feira passada que a produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil saltou 148,6% na primeira quinzena de janeiro para 48 mil toneladas e que a produção de açúcar na safra 2023/24 até meados de janeiro aumentou 25,5% para 42.099 milhões de toneladas. Enquanto isso, mais cana-de-açúcar está sendo moída para produção de açúcar do que para etanol, já que 49,06% da cana foi moída na safra 2023/24 até meados de janeiro para produção de açúcar, em comparação com 45,95% no ano passado.

A produção reduzida de açúcar na Índia é um fator de alta. A Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA) informou na última terça-feira que a produção de açúcar da Índia em 2023/24 durante o período de outubro a 15 de janeiro caiu 5,3%, para 14,95 milhões de t.

O Departamento de Meteorologia da Índia disse que as chuvas de monções deste ano (junho-setembro) foram 6% abaixo da média, as chuvas de monções mais fracas em 5 anos. Para o ano de comercialização completo, a ISMA prevê a produção de açúcar da Índia em 2023/24 em 32,5 milhões de toneladas, uma queda de -11,2% em relação aos 36,6 milhões de toneladas em 2022/23.

Em Outubro, a Índia prolongou as restrições às exportações de açúcar a partir de 31 de Outubro até novo aviso, numa tentativa de manter o abastecimento interno adequado. A Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar durante a temporada 2022/23, até 30 de setembro, depois de permitir que exportassem um recorde de 11,1 milhões de toneladas na temporada anterior. A Índia é o segundo maior produtor de açúcar do mundo.

Os preços do açúcar também estão a receber apoio de sinais de que a proibição da Índia às exportações de açúcar será mantida e que a oferta mundial permanecerá escassa, depois de a Índia ter anunciado recentemente uma taxa de exportação de 50% sobre o melaço proveniente da refinação de açúcar. Isto reduz a probabilidade de a Índia levantar as restrições à exportação de açúcar num futuro próximo.

Informações da Barchart

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Jalles projeta recuperação da produtividade e amplia investimentos em irrigação na safra 2026/27

Companhia prevê moagem de 7,8 milhões de toneladas de cana, crescimento de...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaquePopular

Sensores, plataformas digitais e automação transformam a gestão da irrigação nas usinas

Monitoramento de solo, planta, clima e sistema hidráulico ampliam a precisão das...

Últimas Notícias

Perspectiva de um El Niño intenso traz mudanças para mercado global de açúcar

Com a formação do fenômeno climático El Niño já confirmada, especialistas consideram que...

Últimas NotíciasDestaque

Cerradinho Bio amplia lucro em 90% na safra 2025/26 e registra crescimento na produção de açúcar

Companhia encerra a safra 2025/26 com EBITDA de R$ 1,5 bilhão, crescimento...