Home Últimas Notícias Alckmin defende triplicar energia renovável até 2030 e cobra “senso de urgência” na COP30
Últimas Notícias

Alckmin defende triplicar energia renovável até 2030 e cobra “senso de urgência” na COP30

Compartilhar

Em discurso na COP30, realizado nesta segunda-feira (17) em Belém (PA), o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, defendeu que o mundo precisa triplicar a capacidade de geração de energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030 para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. As declarações foram feitas no mesmo dia em que a Petrobras anunciou a descoberta de petróleo de alta qualidade em uma área do pós-sal na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro. As informações foram inicialmente divulgadas pelo G1.

Ao abrir a sessão ministerial do evento climático, Alckmin destacou que o prazo para cumprir essas metas é curto e que o avanço global ainda é insuficiente. “Essa data está logo ali, mas a capacidade renovável atual é apenas a metade do necessário para alcançarmos o objetivo”, afirmou.

Mapa da transição energética

Segundo Alckmin, a COP30 deveria sair de Belém com um “mapa do caminho” para a transição energética global, articulando três frentes principais:

  • superação da dependência de combustíveis fósseis;

  • fim do desmatamento ilegal;

  • valorização das florestas, com foco em sociobioeconomia e na recuperação de áreas degradadas.

Ele também defendeu a necessidade de cooperação ativa entre governos, empresas e comunidades locais. “Somente em um mutirão lograremos mudar mentes e realidades”, disse.

Financiamento climático e o papel do TFFF

No discurso, o vice-presidente reforçou o apoio brasileiro ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) — iniciativa que busca criar um mecanismo de mercado para financiar a preservação ambiental.

A proposta prevê captar US$ 125 bilhões em investimentos privados. Os recursos seriam aplicados em projetos de maior retorno, e a diferença entre o rendimento dessas aplicações e o valor pago aos investidores — o spread — seria destinada a remunerar financeiramente países que preservam florestas tropicais, em proporção à área conservada.

Alckmin encerrou sua fala cobrando urgência dos líderes globais. Para ele, a ação climática precisa ser guiada por responsabilidade e compromisso concreto.

“O tempo das promessas já passou. Nosso dever é garantir que a ação climática global seja guiada pela ética da responsabilidade, unindo ciência, solidariedade, progresso e dignidade. O tempo de agir é agora”, afirmou.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Safra segue desafiadora em Goiás, com recuperação condicionada ao clima, diz Sifaeg

Presidente da entidade avalia que ciclo 2026/27 ainda carrega impactos da seca,...

Últimas Notícias

Medicamentos para emagrecer e imposto sobre refrigerantes reduzem o consumo de açúcar

O consumo de açúcar está diminuindo nos Estados Unidos e na Europa...

Últimas Notícias

Decisão do STJ preserva regras do RenovaBio e reforça segurança jurídica do setor de combustíveis

Entendimento do tribunal reconhece a competência técnica do MME e da ANP,...