Home Últimas Notícias Alckmin diz que expectativa é assinar acordo entre Mercosul e UE até o fim do ano
Últimas Notícias

Alckmin diz que expectativa é assinar acordo entre Mercosul e UE até o fim do ano

Compartilhar

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou nesta segunda-feira, 26, as oportunidades abertas pela transição energética à indústria brasileira durante encontro com empresários do setor no Rio de Janeiro.

Ele também aproveitou o encontro para elencar as medidas lançadas pelo governo para apoiar a competitividade do setor produtivo, e disse que a expectativa é assinar até o fim do ano o acordo entre Mercosul e União Europeia.

Segundo Alckmin, o programa Acredita Exportação, de devolução de créditos tributários acumulados por micro e empresas exportadoras, deve ser votado nesta semana no Senado, após aprovação pela Câmara. A medida visa a uma transição até a implementação da reforma tributária, que, com o imposto sobre valor agregado, vai acabar com o acúmulo de impostos não compensados ao longo da cadeia produtiva.

O vice-presidente participou da abertura do evento Nova Indústria Brasil, em comemoração ao Dia da Indústria, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. A conferência é promovida por Brasil 247, TV 247 e Agenda do Poder.

“Nós temos que ganhar mercado. Primeiro, ampliando o Mercosul. Já além dos quatro membros, entrou o quinto, a Bolívia. Depois, fazendo acordo. O Mercosul tem acordo com o Egito, Israel e Palestina. Foi feito já Mercosul-Singapura e, agora, Mercosul-União Europeia, os 27 países dos mais ricos do mundo”, afirmou o ministro da indústria. “Esperamos, até o final do ano, poder avançar, e já estar assinado o acordo Mercosul-União Europeia”.

Mais uma vez, Alckmin ressaltou que o governo tem atacado as causas da baixa competitividade industrial e defendeu que o país tenha “obsessão” por reduzir custos. Nesse sentido, lembrou do incentivo lançado pelo governo para os investimentos em máquinas e equipamentos nas fábricas, com o programa de depreciação acelerada.

“Nós somos campeões do agro, temos a agricultura tropical mais competitiva do mundo, vamos agregar valor”, disse Alckmin, ao explicar a inclusão da agroindústria entre as missões da nova política industrial.

Ele também citou que o complexo da indústria de produtos voltados à saúde vai ganhar força dentro da política industrial, dadas as mudanças demográficas com o crescimento da expectativa de vida. “É um outro mundo. A mudança demográfica é impressionante. Então, essa é uma missão que vai crescer e vai ser forte”, comentou Alckmin.

Agência Estado

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...