Home Destaque Amendoim na rotação com cana: você quais as vantagens econômicas?
DestaqueEventos

Amendoim na rotação com cana: você quais as vantagens econômicas?

Mesmo em meio a pandemia do Coronavírus, os produtores de amendoim da região de Jaboticabal, SP, a mantêm a previsão de uma safra recorde de amendoim
Compartilhar

Os benefícios do amendoim na renovação da cana-de-açúcar. Este é o tema da conferência on-line que acontece no dia 31 deste mês, às 17h, com transmissão pelo Teams. Trata-se de uma promoção da Coplana, que realiza durante todo este mês a edição virtual de sua Feira de Negócios.

Para a videoconferência, a Cooperativa convidou vários especialistas reocnhecidos. Participam o Prof. Dr. Carlos Alexandre Costa Crusciol (Unesp de Botucatu) e o Prof. Dr. Pedro Luiz da Costa Aguiar Alves (Unesp Jaboticabal); José Francisco Garcia, diretor da Global Cana; Igor Vanzela Pizzo, gerente Corporativo da Biosev; Vitor Montenegro Wanderley Júnior, sócio Administrador da MGV; com mediação do gerente de Originação da Coplana, Valdeci Malta da Silva.

A importância da renovação do canavial

A produção de cana-de-açúcar é, sem dívida, uma das principais atividades do agronegócio brasileiro. E o  Estado de São Paulo, com cerca de cinco milhões de hectares plantados, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é o principal produtor. A cana é uma cultura de ciclo longo e pode ter de três a seis safras em um período de seis anos. Na época da renovação do canavial, acontece a rotação ou sucessão de culturas.

Os principais benefícios deste procedimento agronômico são a melhora das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo; economia na reforma do canavial; alta absorção de água no período de fortes chuvas, evitando a erosão; combate indireto às pragas; produção de alimentos e geração de empregos; aumento da produtividade da próxima safra de cana.

O amendoim tem um casamento perfeito com a cana-de-açúcar e sua baixa exigência de fertilidade do solo é uma vantagem a mais. Possui um sistema radicular bem desenvolvido e boa adaptação a solos arenosos. A rotação mudou o perfil do agronegócio no interior de São Paulo, transformando pequenos produtores de cana em grandes produtores de amendoim, com resultados econômicos significativos.

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a cultura do amendoim, que se destaca nas regiões da Alta Paulista e Alta Mogiana, tem experimentado uma relevante expansão, que coloca o estado de São Paulo como responsável por mais de 90% da produção nacional. No período de 2007 a 2019, a produção paulista cresceu em média 12% ao ano, com poucos momentos de retração (safras de 2010 e 2014). Os ganhos na produtividade média também contribuíram de forma considerável para os resultados: em 2007 a média era de 2,4 toneladas por hectare (t/ha). No último ano, o volume passou para 2,96 t/ha, com estimativa para este ano de 3,28 t/ha, números que refletem os investimentos em variedades e processos.

 

A cultura do amendoim em números na região:

Faturamento Líquido Coplana (30/4/19): R$ 275 milhões (somente amendoim)
Produção da Coplana na safra 2018/2019 (toneladas de amendoim em casca) –  74.528 tons
Produção São Paulo na safra 2018/2019 (toneladas de amendoim em casca) – 539.100 tons (fonte Conab)
Produção Brasil na safra 2018/2019 (toneladas de amendoim em casca) – 564.900 tons (fonte Conab)
Exportações Coplana em 2019 (toneladas de amendoim em grãos): 29.733 tons
Exportações Brasil em 2019 (toneladas de amendoim em grãos): 198.028 tons (fonte MDIC)

Quer participar do Webinar: Os benefícios do amendoim na renovação da cana-de-açúcar? Acesse o link AQUI:  http://bit.ly/vantagensamendoim

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas Notícias

Produtor do Paquistão transforma canavial com ajuda da RPA Consultoria

Os canaviais de Ahmad Mujtaba Khan, produtor de cana no Paquistão, estão...

IndústriaDestaquePopular

Bagaço de cana: de subproduto a coproduto estratégico

De resíduo a fonte estratégica de energia renovável, o bagaço pode elevar...