Destaque
Amendoim na rotação com cana: você quais as vantagens econômicas?
Os benefícios do amendoim na renovação da cana-de-açúcar. Este é o tema da conferência on-line que acontece no dia 31 deste mês, às 17h, com transmissão pelo Teams. Trata-se de uma promoção da Coplana, que realiza durante todo este mês a edição virtual de sua Feira de Negócios.
Para a videoconferência, a Cooperativa convidou vários especialistas reocnhecidos. Participam o Prof. Dr. Carlos Alexandre Costa Crusciol (Unesp de Botucatu) e o Prof. Dr. Pedro Luiz da Costa Aguiar Alves (Unesp Jaboticabal); José Francisco Garcia, diretor da Global Cana; Igor Vanzela Pizzo, gerente Corporativo da Biosev; Vitor Montenegro Wanderley Júnior, sócio Administrador da MGV; com mediação do gerente de Originação da Coplana, Valdeci Malta da Silva.
A importância da renovação do canavial
A produção de cana-de-açúcar é, sem dívida, uma das principais atividades do agronegócio brasileiro. E o Estado de São Paulo, com cerca de cinco milhões de hectares plantados, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é o principal produtor. A cana é uma cultura de ciclo longo e pode ter de três a seis safras em um período de seis anos. Na época da renovação do canavial, acontece a rotação ou sucessão de culturas.
Os principais benefícios deste procedimento agronômico são a melhora das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo; economia na reforma do canavial; alta absorção de água no período de fortes chuvas, evitando a erosão; combate indireto às pragas; produção de alimentos e geração de empregos; aumento da produtividade da próxima safra de cana.
O amendoim tem um casamento perfeito com a cana-de-açúcar e sua baixa exigência de fertilidade do solo é uma vantagem a mais. Possui um sistema radicular bem desenvolvido e boa adaptação a solos arenosos. A rotação mudou o perfil do agronegócio no interior de São Paulo, transformando pequenos produtores de cana em grandes produtores de amendoim, com resultados econômicos significativos.
De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a cultura do amendoim, que se destaca nas regiões da Alta Paulista e Alta Mogiana, tem experimentado uma relevante expansão, que coloca o estado de São Paulo como responsável por mais de 90% da produção nacional. No período de 2007 a 2019, a produção paulista cresceu em média 12% ao ano, com poucos momentos de retração (safras de 2010 e 2014). Os ganhos na produtividade média também contribuíram de forma considerável para os resultados: em 2007 a média era de 2,4 toneladas por hectare (t/ha). No último ano, o volume passou para 2,96 t/ha, com estimativa para este ano de 3,28 t/ha, números que refletem os investimentos em variedades e processos.
A cultura do amendoim em números na região:
Faturamento Líquido Coplana (30/4/19): R$ 275 milhões (somente amendoim)
Produção da Coplana na safra 2018/2019 (toneladas de amendoim em casca) – 74.528 tons
Produção São Paulo na safra 2018/2019 (toneladas de amendoim em casca) – 539.100 tons (fonte Conab)
Produção Brasil na safra 2018/2019 (toneladas de amendoim em casca) – 564.900 tons (fonte Conab)
Exportações Coplana em 2019 (toneladas de amendoim em grãos): 29.733 tons
Exportações Brasil em 2019 (toneladas de amendoim em grãos): 198.028 tons (fonte MDIC)
Quer participar do Webinar: Os benefícios do amendoim na renovação da cana-de-açúcar? Acesse o link AQUI: http://bit.ly/vantagensamendoim
Cadastre-se e receba nossa newsletter