Home Últimas Notícias ANP interdita duas distribuidoras suspeitas de descumprirem mistura obrigatória de biodiesel
Últimas Notícias

ANP interdita duas distribuidoras suspeitas de descumprirem mistura obrigatória de biodiesel

Imagem ilustrativa
Compartilhar

Companhias de Goiás apresentavam divergências na movimentação de combustíveis

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autuou e interditou cautelarmente duas distribuidoras de combustíveis nesta quinta-feira, 27: Petroworld Combustíveis e Gol Combustíveis. A medida faz parte da nova etapa das ações de combate às vendas de óleo diesel B com irregularidades no teor de biodiesel.

Embora as ações tenham ocorrido em Senador Canedo (GO), as interdições aplicadas pela agência valem para as operações das duas empresas em todo o país. Segundo a ANP, a operação foi realizada em conjunto com a secretaria de fazenda do estado de Goiás.

Ainda de acordo com a agência, a partir da análise de dados de movimentação de combustíveis, foram constatadas discrepâncias no cumprimento de obrigatoriedade de adição de 14% de biodiesel ao óleo diesel B vendido aos postos revendedores de combustíveis e transportadores-revendedores-retalhistas (TRRs).

Após estudos, a ANP confirmou que as distribuidoras apresentavam grandes divergências entre movimentações e estoques declarados de combustíveis, inclusive os diários, além de estoques impossíveis e incompatíveis com a capacidade física de armazenamento de suas bases.

Para a agência, as divergências podem estar associadas a emissões fraudulentas de notas fiscais, ocultação de movimentação de produtos e/ou vendas sem notas, em manobras para fraudar o cumprimento da adição obrigatória de 14% de biodiesel do diesel, além de outras irregularidades a serem apuradas durante o processo administrativo.

As empresas estão impedidas de operar na atividade de distribuição de combustíveis até comprovarem onde estão os estoques excedentes e a destinação adequada dos produtos.

Intensificação do combate à fraude

De acordo com a ANP, as autuações e interdições são resultado da intensificação do combate à fraude de não cumprimento do mandato do biodiesel, iniciada em 2024. A agência ainda relata que o enfrentamento desse tipo de irregularidade segue como prioridade em 2025.

“Ações como as realizadas nesta quinta-feira e na semana passada envolvem o trabalho simultâneo de equipes de fiscalização e são feitas de forma planejada, concentrando esforços nos focos de não conformidades identificados pela agência”, afirma a ANP, em nota.

Na semana passada, a ANP autuou e interditou cautelarmente a operação de três distribuidoras de combustíveis: Maximus Distribuidora de Combustíveis, Distribuidora de Combustíveis Saara e Alpes Distribuidora de Petróleo.

“Todas as autuações feitas pela agência dão origem a processos administrativos que, ao final podem resultar em penalidades como multas, suspensões e revogação da autorização”, complementa a ANP.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Uisa tem plano de investimentos de até R$ 3 bilhões, incluindo etanol de milho e BECCS

Em entrevista exclusiva ao AgFeed, José Mazuca explica os detalhes do projeto...

Últimas Notícias

Investidores procuram a Cosan para comprar fatia minoritária da holding

Movimento ocorre paralelamente à busca do grupo por um novo sócio para...

Últimas NotíciasDestaque

Indústria de etanol de milho retoma expansão com R$ 23 bilhões em novos projetos

Após um período de retração, a indústria de etanol de cereais no...

Últimas Notícias

Incêndio atinge canavial e área de preservação ambiental em Santa Albertina (SP)

Chamas começaram na manhã de sexta-feira, 22, nas proximidades da rodovia Jarbas...