Home Últimas Notícias ANP vai publicar relatório de investigação de acidente em instalação usina sucroenergética no MS
Últimas Notícias

ANP vai publicar relatório de investigação de acidente em instalação usina sucroenergética no MS

Duas unidades da Atvos foram as primeiras do Estado; demais usinas participam do processo de certificação e aguardam admissão
???????
Compartilhar

A diretoria ANP (Agência Nacional do Petroleo, Gás Natural e Biocombustíveis) aprovou no final da semana passada, a publicação do relatório de investigação de acidente ocorrido em 17/11/2020, na instalação de um tanque de etanol da usina sucroenergética de Rio Brilhante, que até então era da Biosev, e depois foi comprada pela Raízen, localizada no município de Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul.

O acidente, que envolveu explosão em tanque de armazenamento de etanol, causou uma fatalidade, de um funcionário que estava realizando medições no tanque no momento. Como dano ambiental, houve a contaminação do solo e lençol freático, devido ao vazamento de 627 m³ de etanol, pelo qual o Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL) emitiu exigências de mitigação e multas. Houve ainda a perda total do tanque e do volume de etanol contido. Não houve impacto na produção ou abastecimento de etanol à época, pois o acidente ocorreu na época de entressafra da cana-de-açúcar.

A Biosev S/A, na época, não notificou a ANP, que tomou conhecimento do incidente por outras fontes, no mesmo dia, e solicitou esclarecimentos da empresa. Foi formada uma comissão de investigação na Agência e, devido à pandemia de Covid-19, não foi realizada vistoria no local.

Segundo nota da ANP, como resultado da investigação, foram identificadas cinco causas raiz, todas relacionadas a descumprimentos de requisitos estabelecidos pela legislação aplicável às instalações produtoras de etanol:

– Falha na especificação do amostrador;

– Falha na análise de riscos;

– Falha na gestão de procedimentos operacionais;

– Falha na gestão de treinamentos; e

– Escotilha improvisada.

“A comissão de investigação estipulou 11 recomendações para a empresa, relativas a: implementação de especificações adequadas para equipamentos; revisão de análises de risco e procedimentos operacionais; melhoria nos treinamentos sobre riscos de eletricidade estática; e revisão do projeto das escotilhas de medição. A empresa deve também atender aos requisitos da norma ABNT NBR 17505 para combate a incêndios e dispositivos de alívio de emergência. Essas recomendações são de implementação obrigatória para evitar que ocorram acidentes semelhantes”, afirmou a ANP.

Agora, a partir da apreciação do relatório pela Diretoria da ANP, terá início o processo que determinará as sanções a serem aplicadas pela Agência à empresa. O relatório será publicado em breve na página Relatórios de investigação de incidentes.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...

Últimas Notícias

Etanol hidratado se estabiliza em São Paulo após sequência de altas desde outubro

Baixa liquidez no spot, oferta restrita de etanol na entressafra e expectativa...