Home Últimas Notícias Área de cana-de-açúcar em SP deve cair 76 mil hectares em 2022
Últimas Notícias

Área de cana-de-açúcar em SP deve cair 76 mil hectares em 2022

Para produtores de cana safra 2020/21 foi melhor do que o esperado
Compartilhar

A área de cultivo de cana-de-açúcar terá uma queda de 76 mil hectares na safra 2022/23, de acordo com o 1º levantamento da safra de cana-de-açúcar 2022/23, divulgado a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A grande procura por áreas para o cultivo de soja e milho devido à atratividade dos preços é o principal motivo para a retração da área em produção de cana-de-açúcar nesta safra, mesmo com o cenário positivo para o setor sucroenergético e bons preços para o açúcar e etanol.

São Paulo, responsável por 50% das áreas nacionais em produção, perderá 79 mil hectares neste ciclo. Entretanto, as condições climáticas observadas justificam uma projeção de aumento de 2,9% na produtividade em relação à safra passada, devendo atingir um TCH de 73,6. O cenário climático mais otimista do início da atual safra é o que empurra a estimativa para uma ótica mais otimista do que na temporada passada.

No geral, a estimativa inicial é de pequeno aumento na produção total em relação a 2021/22 (cerca de 1% superior), devendo superar as 301 milhões de toneladas de cana-de-açúcar colhida. As operações de moagem já começaram. A fase de desenvolvimento da cultura considerada abrange o período de janeiro de 2021 a março de 2022, e a de colheita, deve compreender o período entre abril e dezembro de 2022.

Tendência do clima

A formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul rompe o bloqueio atmosférico e traz chuva para as áreas produtoras do centro e sul do Brasil. Mas o acumulado não será suficiente para reverter a estiagem nas áreas recém instaladas.

Atenção para rajadas de vento que podem alcançar 100km/h nos municípios mais altos da serra catarinense. O mar fica agitado com previsão de ressaca.

A temperatura cai, mas não há previsão de frio extremo. Há uma expectativa de frio persistente. A chuva prevista para o Sul do Brasil deve paralisar as atividades de campo, porém não deve levar chuvas fortes para outras áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país. Nestas regiões a quantidade de chuva esperada é baixa o que compromete o desenvolvimento do milho safrinha e da cana de açúcar recém instalada.

Do dia 07 até 11 de maio, há condições de chuva para Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, mas sem chuva significativa. No Norte e Nordeste, a chuva se concentra nas áreas costeiras.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...