Compartilhar

Mesmo diante de um cenário desafiador, a Atvos informou ontem, 09, que alcançou a marca de 26,7 milhões de t de cana-de-açúcar moídas, volume em linha com a safra anterior.

Com um rendimento industrial elevado, a empresa alcançou 3,65 milhões de t processadas de massa de Açúcar Total Recuperável (ATR), um aumento de 1,7% em relação à safra 2019/20.

A companhia também foi responsável pela produção de 2 bilhões de litros de etanol e 426 mil toneladas de açúcar VHP (Very High Polarization), além da cogeração de 2,8 mil GWh de energia elétrica.

As unidades da Atvos tem capacidade para atingir uma moagem de 37 milhões de toneladas de açúcar, produção de 3 bilhões de litros de etanol – que podem movimentar 60 milhões de carros compactos, um processamento de 700 mil toneladas de açúcar VHP – capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário -, e uma cogeração de 3,1 mil GWh de energia elétrica, o suficiente para abastecer 15 milhões de pessoas com energia limpa.

Atvos quer moer 35 milhões de t
Com um rendimento industrial elevado, a empresa alcançou 3,65 milhões de t processadas de massa de Açúcar Total Recuperável (ATR), um aumento de 1,7% em relação à safra 2019/20.

1,8 milhão de Cbios comercializados

Com o fim da safra 2020/21, a Atvos se destacou como uma das principais emissoras de créditos de descarbonização (Cbios) dentro do programa Renovabio – Política Nacional de Biocombustíveis desenhada para que o Brasil atinja parte de suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na matriz de combustível estipuladas no Acordo de Paris.

Segunda maior produtora de etanol do Brasil, a Atvos disponibilizou para comercialização no período um total de 2,4 milhões de CBios, como são chamados os títulos de descarbonização.

Cada CBio representa 1 tonelada de gás carbônico que deixou de ser lançado na atmosfera a partir do uso de combustível limpo. Com isso, no total, a Atvos contribuiu para que 2,4 milhões de toneladas de gás carbônico deixassem de ser emitidos. Em 2020, com 1,8 milhão de títulos comercializados, a empresa foi responsável por aproximadamente 12% do total de 14,5 milhões de CBios que foram estabelecidos como metas de descarbonização para o ano passado.

“Inegavelmente, a safra 2020/2021 foi marcada pelos obstáculos impostos pela pandemia da Covid-19, sendo fundamental destacar a capacidade dos nossos mais de 9 mil integrantes e de nossos parceiros e fornecedores para manter, com segurança, nosso nível de excelência operacional. Seguimos rigorosamente as medidas definidas em nossos protocolos de saúde que asseguraram nossas atividades e ainda nos permitiram apoiar as comunidades no combate à pandemia”, ressalta Gustavo Alvares, CEO da Atvos.

Relatório Anual

Os dados sobre a safra foram divulgados no Relatório Anual da Atvos. A publicação apresenta os dados referentes à safra iniciada em abril 2020 e concluída em março de 2021, e inclui os destaques nas dimensões governança, econômica e socioambiental, com foco no fortalecimento financeiro, renovação e expansão dos canaviais, aumento da eficiência produtiva e geração de resultados no longo prazo.

Com a homologação do Plano de Recuperação Judicial (PRJ) pela Justiça do Estado de São Paulo em agosto de 2020, ficou estabelecido um novo cronograma para a amortização da dívida da empresa.

Segundo a companhia, essa e outras ações têm sido tratadas como prioridades pela Atvos e o reflexo disso está na percepção de um dos seus mais importantes stakeholders: o público interno.

A Atvos realizou uma pesquisa interna para avaliar a maturidade do seu Sistema de Conformidade e 99,6% dos colaboradores afirmaram acreditar na cultura de conformidade como valor fundamental para a condução dos negócios, 96% deles garantiram ter clareza sobre as normas de conformidade da empresa, e 92% aprovaram a postura das lideranças

Social, Ambiental e Diversidade

Como membro da Rede Brasil do Pacto Global, a Atvos tem o compromisso de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A partir da sua Política de Sustentabilidade, a companhia elencou 5 ODS prioritários e suas metas que foram associadas às iniciativas estratégicas: Igualdade de Gênero (5), Energia Limpa e Acessível (7), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Ação contra a Mudança Global do Clima (13).

Na última safra, a Atvos intensificou sua operação, aliando sua eficiência de produção à atuação reforçada em ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança em português).

Um dos destaques do período foi a mobilização, em tempo recorde, de diversas áreas da empresa, além da operação, para a produção de álcool 70% em todas as unidades agroindustriais. Um total de 72.429 litros foram doados para 22 municípios de quatro estados (GO, MS, MT e SP). Somados ao volume de março de 2020, início da pandemia, a empresa disponibilizou um total de 174.629 litros para apoiar as comunidades do entorno.

Outro objetivo alcançado pela organização foi o selo Energia Verde em todas as unidades. A certificação comprova a produção de energia limpa e renovável, e é outorgada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

A empresa também conquistou certificações estrangeiras, como a Environmental Protection Agency (EPA), responsável pelo programa Renewable Fuel Standard (RFS2), e o programa Low Carbon Fuel Standard (LCFS), gerido pela California Air Resources Board (CARB), entidade que promove ações de controle da poluição atmosférica e combate às mudanças climáticas.

No pilar da diversidade, a companhia contou com 15% de mulheres em seu quadro de funcionários – segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é uma taxa superior aos 9,2% do setor. A meta da Atvos é aumentar essa participação de mulheres para 26% até a safra 2023/2024, assim como o número de mulheres em cargos de liderança.

A Atvos publica o Relatório anualmente desde a Safra 2010/2011. A publicação segue a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), o modelo mais adotado pelas principais companhias do mundo, permitindo que todos os públicos de relacionamento (stakeholders) de uma empresa tenham informações a respeito de ações e resultados corporativos num formato padrão, de entendimento mais fácil e comparáveis com as demais empresas de um mesmo segmento. O texto completo do Relatório Anual da Atvos – Safra 2020/2021 pode ser acessado AQUI.

Cadastre-se em nossa newsletter